pandemia

Saúde suspende cirurgias eletivas no DF por falta de leitos

Os procedimentos ficam suspensos temporariamente até 15 de março. Segundo a pasta, apenas cirurgias cardiovasculares, oncológicas, transplantes e judicializadas continuarão

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal decidiu, neste domingo (28/2), suspender temporariamente todas as cirurgias eletivas até 15 de março por causa da falta de leitos com suporte de ventilação mecânica. Segundo a pasta, apenas os procedimentos cardiovasculares, oncológicos, transplantes e judicializados serão feitos normalmente.

De acordo com a Saúde, neste domingo chegou a 85,27% de ocupação e, para não comprometer o atendimento aos pacientes diagnosticados com o novo coronavírus que precisam de intubação para ventilação mecânica. Em nota, a pasta informou que "tem atuado na mobilização de leitos com suporte de ventilação mecânica para atender pacientes com covid-19". Na última sexta-feira (26/2), foram mobilizados 16 novos leitos em três hospitais e, no sábado, outros 20 leitos no Hospital Regional da Asa Norte (HRan).

Segundo a Secretaria, há possibilidade, ao longo desta semana, de ampliação de mais 100 leitos para atender à população do Distrito Federal. Hoje, a capital tinha apenas cinco leitos de UTI disponíveis para pacientes infectados pelo covid-19. A taxa de ocupação total, incluindo leitos do tipo adulto, pediátrico e neonatal, era de 97,46%.

Ao todo, a capital tem 206 leitos de covid-19 distribuídos em 10 hospitais da rede de saúde. Desses, 192 estão ocupados, cinco estão vagos e nove estão bloqueados ou aguardando liberação. Na tarde deste domingo, 83 pacientes aguardavam uma unidade de terapia intensiva, sendo 24 casos suspeitos ou confirmados do vírus.