LOCKDOWN

"Lockdown, como medida isolada, é ineficaz", diz presidente do CRM-DF

Conselho Regional de Medicina se posicionou após publicar nota polêmica contrário ao lockdown. O presidente Farid Buitrago cobrou ações eficazes do GDF

Samara Schwingel
postado em 02/03/2021 15:46 / atualizado em 02/03/2021 15:48
Segundo presidente do CRM-DF, não houve consenso na diretoria da instituição em relação à nota, mas a maioria aprovou -  (crédito: Samara Schwingel)
Segundo presidente do CRM-DF, não houve consenso na diretoria da instituição em relação à nota, mas a maioria aprovou - (crédito: Samara Schwingel)

O Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal (CRM-DF) reafirmou, na tarde desta terça-feira (2/3), que é contra o lockdown no DF e esclareceu que a medida isolada é ineficaz. O posicionamento ocorreu após outras entidades médicas repudiarem o pronunciamento contra a medida, que foi adotada no DF no último domingo (28/2).“Queria esclarecer que essa nota é em relação ao contexto do DF e à situação desse momento. O lockdown como medida isolada é ineficaz”, disse Farid Buitrago, presidente do CRM.

“Para evitar a transmissão é preciso adotar medidas diferentes. O vírus se transmite a todo momento, principalmente em locais com aglomerações, como o transporte público, que continua funcionando normalmente”, completou.

Ele ainda afirmou que a vacinação precisa ser expandida. “Foram vacinadas poucas pessoas. Sabemos que a disponibilidade de vacinas é pouca, mas a população precisa ser vacinada. Muitos médicos ainda não foram vacinados”.

Por fim, Buitrago criticou a desmobilização de leitos para o tratamento da covid-19. “Estamos à beira de um colapso porque a secretaria não se preparou de forma eficaz.”

Votação

Segundo Buitrago, a nota só foi a votação entre os conselheiros após a publicação. “Não houve consenso total, mas a maioria concorda”, disse. “Em todos os países existem divergências sobre as medidas de combate e que restringem a mobilidade”, comentou.

Ele explicou que a diretoria da entidade tem autonomia para publicar a nota sem consultar os conselheiros e outras entidades médicas.

Polêmica

Nesta segunda-feira (1/3), o CRM-DF publicou uma nota se posicionando contra o lockdown na capital. Segundo a publicação, a medida “já se mostrou ineficaz” e a “restrição ainda maior de liberdade causa o aumento da incidência de transtornos mentais, o uso e abuso de álcool e/ou outras drogas, agravamento de demais doenças, além de prejuízo irremediável à economia”.

Após a divulgação do texto, a faculdade de medicina da Universidade de Brasília (UnB) e a Sociedade de Infectologia do DF (SBI-DF) repudiaram o posicionamento do conselho.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação