Pandemia

Com taxa de transmissão da covid-19 em 1,08%, lockdown é a única solução, diz Ibaneis

Em entrevista ao Correio, o governador Ibaneis Rocha (MDB) afirma que as restrições vão ajudar a conter o avanço da covid-19 neste momento

José Carlos Vieira
postado em 03/03/2021 12:56 / atualizado em 03/03/2021 14:06

O governador Ibaneis Rocha destaca que a “única solução” nesse momento da pandemia, em que a taxa de transmissão está em 1,08% é o isolamento social. “É o que se faz em países com Portugal e Israel nessas horas de picos. Estamos mantendo algumas atividades econômicas exatamente para não deixar a cidade parar”, diz ao Correio, citando a construção civil. Eele alerta que não é hora de fazer política com o drama alheio. Confira: 

Como evitar que a saúde pública entre em colapso e socorrer a economia ao mesmo tempo?

Esse é o maior desafio. Estamos num momento de crise aguda e a única solução é reduzir o fluxo de pessoas na rua para diminuir a transmissão do vírus. É o que se faz em países com Portugal e Israel nessas horas de picos. Estamos mantendo algumas atividades econômicas exatamente para não deixar a cidade parar: construção civil, por exemplo. E vamos abrir o restante o mais rapidamente possível.

Há negociações diretas para adquirir a vacina Sputinik V, produzida no Distrito Federal?

Não. Até porque eles não estão vendendo vacina. Tem muita gente jogando para a plateia.

Se a taxa de transmissão continuar em torno de 1,08% nos próximos dias, o senhor relaxará o lockdown?

A minha esperança é que não fique. Estamos trabalhando para isso.

Há grupos politizando a crise sanitária nos últimos dias, o senhor acha que as eleições de 2022 começaram?

Para mim, não. Não é hora de fazer política. Toda minha energia é para resolver a crise sanitária. Mas tem gente achando que se deve fazer política sobre o drama de hoje. Sobre o drama alheio, eu prefiro respeitar o sofrimento e trabalhar para buscar soluções.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação