CORONAVÍRUS

Idosos com 75 anos começam a se vacinar a partir das 8h desta quinta-feira

Após a chegada de mais 26,2 mil unidades de imunizantes, a Secretaria de Saúde (SES-DF) estendeu a aplicação das doses para nova faixa etária. Serviço de agendamento segue disponível para todos que fazem parte dos grupos prioritários

Samara Schwingel
postado em 04/03/2021 06:00
 (crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
(crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Com o recebimento de mais 26,2 mil doses da CoronaVac, na quarta-feira (3/3), a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) confirmou o início da vacinação de pessoas a partir de 75 anos. O novo grupo prioritário começa a ser atendido às 8h desta quinta-feira (4/3), mas é necessário agendar atendimento, pela internet ou por telefone. A estimativa é de que 9,3 mil brasilienses façam parte dessa parcela. A confirmação do início da nova etapa ocorreu na quarta-feira (3/3), mesmo dia em que o DF atingiu a maior média móvel de casos do ano e ultrapassou as 300 mil infecções por covid-19, com mais de 4,9 mil mortes.

Dos 43 pontos de vacinação, 13 são por drive-thru. O agendamento segue o padrão adotado pela SES-DF: os interessados podem acessar o site vacina.saude.df.gov.br ou ligar no Disque 160, opção 6. Às 17h de quarta-feira (3/3), idosos com 75 anos começaram a escolher os locais, a data e o horário de preferência para receber a primeira dose. Um deles foi o aposentado Walter Antônio Augustinho, 75 anos, que, ao saber da notícia, correu ao portal para se assegurar de que vai ser imunizado. “Quero viver muito ainda, e estou ansioso para o momento de me vacinar”, disse o morador do Lago Norte.

Os pontos drive-thru atendem exclusivamente por meio de marcação. Nas unidades básicas de saúde (UBSs) que disponibilizam vacinas, é possível receber imunizantes sem agendamento, porém, a SES-DF alerta que há risco de filas e aglomerações. Maria de Lourdes Viana Alves, 75, mora na Asa Norte e conseguiu garantir o atendimento para a manhã desta quinta-feira (4/3), na UBS do Sol Nascente. Ela contou que não teve problemas com o site e que aguarda pelo fim da pandemia. “O motivo maior é que, depois de vacinada, espero poder viajar, para visitar meus irmãos em Fortaleza”, afirmou Maria de Lourdes.

  • Maria de Lourdes aguarda a imunização para visitar os irmãos, no Ceará
    Maria de Lourdes aguarda a imunização para visitar os irmãos, no Ceará Carlos Vieira/CB/D.A Press
  • Ao saber da ampliação, Walter Antônio garantiu o atendimento pelo site
    Ao saber da ampliação, Walter Antônio garantiu o atendimento pelo site Carlos Vieira/CB/D.A Press

Ao acessar o site da Secretaria de Saúde, para programar a vacinação, é necessário informar dados pessoais como CPF, endereço e telefone. A pasta reforçou que, para agilizar o atendimento no dia da imunização, é recomendado — não obrigatório — imprimir e levar a Ficha de Registro de Doses Aplicadas, gerada no fim do processo de cadastramento pela internet. Caso não seja possível, o documento será preenchido na UBS. Diariamente, a SES-DF disponibiliza novas vagas para todo o grupo prioritário; por isso, ressaltou que não há necessidade de aguardar em filas.

Ampliação sob análise

Para definir o novo público-alvo, o Comitê de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 no DF avaliou a disponibilidade e a expectativa de chegada dos imunizantes. Como a CoronaVac, vacina produzida pelo Instituto Butantan (SP) em parceria com a farmacêutica Sinovac, precisa de duas aplicações, em um intervalo entre 14 e 28 dias, metade da remessa recebida na quarta-feira (3/3) ficará reservada para o reforço. Com isso, a Secretaria de Saúde (SES-DF) não pôde ampliar a campanha para grupos maiores. Apesar disso, a expectativa da pasta é receber mais vacinas na próxima semana.

Interlocutores da SES-DF informaram que o Ministério da Saúde deve enviar, nos próximos dias, 30 milhões de imunizantes a todo o país. Contudo, a União não especificou datas ou quantidade. Diante dessa expectativa, na terça-feira, o governador Ibaneis Rocha (MDB) afirmou que pretende, até o fim do mês, ampliar a imunização para pessoas com 70 anos. Também devem entrar no grupo trabalhadores como fiscais e auditores da Subsecretaria de Proteção à Ordem Urbanística (DF Legal), assim como assistentes sociais e conselheiros tutelares. “Mandei fazer um levantamento das áreas mais sensíveis para decidir em conjunto com a Secretaria de Saúde”, declarou o governador.

Atualmente, o grupo prioritário do DF é composto por idosos de 75 anos ou mais; profissionais de saúde; pacientes em home care ou cadastrados no Núcleo de Atenção Domiciliar (Nrad); indígenas aldeados; e pessoas em instituições de longa permanência. Até ontem, 144.231 integrantes dessa parcela da população haviam sido vacinados, sendo que 54,1 mil receberam as duas doses. Ao todo, o DF recebeu sete remessas do Ministério da Saúde, totalizando 266.760 unidades da CoronaVac e do imunizante da Oxford/AstraZeneca. No estoque, há cerca de 22 mil disponíveis para a primeira aplicação, e 103 mil, para o reforço.

Locais de vacinação

Águas Claras
Faculdade Unieuro (só drive-thru)

Asa Norte
UBS nº 2 — EQN 114/115, Área Especial

Asa Sul
UBS nº 1 — SGAS 612, Lotes 28/29

Brazlândia
UBS nº 1 — EQ 6/8, Lote 3, Setor Norte

Candangolândia
UBS nº 1 — EQR 5/7, Área Especial 1

Ceilândia
UBS nº 3 — QNM 15, Bloco C3, Ceilândia Sul
UBS nº 5 — QNM 16, Módulo F, Ceilândia Norte (só drive-thru)
UBS nº 7 — EQNO 10, AE D/E, Setor O
UBS nº 16 — SHSN, Trecho 1, Etapa 1, Qd. 500, AE 2
UBS nº 17 — QNP 16/20, Setor P Sul

Cruzeiro
UBS nº 2 — Setor Escolar, Lote 4, Cruzeiro Velho

Estrutural
UBS nº 2 — Quadra 18, Área Especial (antigo prédio do TRE)

Gama
Estacionamento Bezerrão, Setor Central (só drive-thru)
UBS nº 1 — Entrequadra 6/12
UBS nº 3 — E/Q 3/5, Área Especial, Setor Leste
UBS nº 5 — Área Especial, Lote 38, Setor Central, Lado Leste

Guará
UBS nº 1 — QE 6, Lote C, Área Especial S/N, Guará 1
UBS nº 2 — QE 23, Lote C, Área Especial S/N, Guará 2 (inclui drive-thru)
UBS nº 3 — QE 38, Área Especial S/N, Guará 2
UBS nº 4 — QELC, EQ2/3, Conjunto Lucio Costa

Itapoã
UBS nº 2 — Quadra 378,
Área Especial 1, Del Lago

Jardim Botânico
Centro de Práticas Sustentáveis (só drive-thru)
DF-463, Avenida do Cerrado, Jardins Mangueiral

Lago Norte
Shopping Iguatemi (só drive-thru)
UBS nº 1 — SHIN, QI 3, Área Especial

Lago Sul
Policlínica — Setor de Habitações Individuais Sul, QI 21 (só drive-thru)

Núcleo Bandeirante
UBS nº 1 — 3ª Avenida,
Área Especial nº 3

Paranoá
Praça Central S/N, Lote 1, ao lado da Administração Regional

Parque da Cidade
Estacionamento 13 (só drive-thru)

Planaltina
Casa de Vivência — NS01, Área Especial 9, SRL Planaltina
UBS nº 5 — Quadra 12 D, Conj. A, Área Especial (inclui drive-thru)

Recanto das Emas
UBS nº 3 — Qd 104/105, Área Especial

Riacho Fundo 1
UBS nº 1 — QN 9, Área Especial 11 (inclui drive-thru)

Riacho Fundo 2
UBS nº 1 — QC 6, Conjunto 16, Área Especial, Lote 1
UBS nº 2 — QC 1, Conjunto 10, Lote 1

Samambaia Norte
UBS nº 2 — QS 611, AE 2

Santa Maria
Administração Regional de Santa Maria — Quadra 1, Conj. H, Lote 1 (só drive-thru)
Igreja Assembleia de Deus — QR 207/307, Conjunto T, Área Especial
UBS nº 2 — EQ 217/317, Área Especial, Lote E

São Sebastião
UBS nº 2 — TRE, Qd. 101, Conj. 2, Lote 1, Residencial Oeste

Sobradinho 1
UBS nº 1 — Quadra 14, Área Especial 22/23 (inclui drive-thru)

Sobradinho 2
UBS nº 2 — DF-420, Setor de Mansões (inclui drive-thru)

Taguatinga
UBS nº 1 — QNG, AE 18/19
UBS nº 5 — Setor D Sul, AE 2

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação