Sobradinho

Vídeo: policial federal ameaça agentes do Detran-DF ao ser parado em blitz

A abordagem ocorreu por volta das 22h35, horário de circulação proibido na capital, visto que o toque de recolher começa às 22h e termina às 5h do dia seguinte. O caso ocorreu na Quadra 14 da AE 12/16, em Sobradinho

Darcianne Diogo
postado em 12/03/2021 16:00 / atualizado em 12/03/2021 16:01
 (crédito: Material cedido ao Correio)
(crédito: Material cedido ao Correio)

Um policial federal de 51 anos discutiu, desacatou e ameaçou agentes do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran) após ser parado em uma blitz durante a operação Toque de Recolher, decretada pelo GDF para evitar a disseminação do novo coronavírus. O caso ocorreu nesta segunda-feira (8/3), na Quadra 14 da AE 12/16, em Sobradinho, e foi registrado em vídeo, mas só veio à tona depois de as gravações circularem nas redes sociais (veja o vídeo abaixo).



A abordagem ocorreu por volta das 22h35, horário de circulação proibido na capital, visto que o toque de recolher começa às 22h e termina às 5h do dia seguinte. Na filmagem, o servidor identifica-se como Marcos e pergunta a um agente de trânsito: “Vai estragar meu carro? Se estragar, danificar, como vai ser?”. O funcionário, no entanto, responde que será responsabilidade do Estado. Nervoso, o policial altera a voz e intimida os agentes: “Se estragar a p… do meu carro, quero o nome de vocês todos. Vocês estão me notificando? Quero o nome de um por um agora. Se estragar a p… do meu carro, eu vou f… com vocês todos. Quero o nome de vocês, pode falar o nome de cada um”, exigiu.

Ainda na gravação, o policial federal questiona o agente do Detran-DF: “O que é que está me olhando? Quer me bater? É isso?”, diz. A situação só é controlada após policiais militares abordarem o servidor: “Baixa a voz, bota a mão na cabeça. Você está armado? Bota a mão na cabeça, a conversa mudou. Se botar na cintura, você vai conhecer Jesus. [...] O senhor ameaçou e está preso. [...] Ele é um funcionário público em serviço e você sabe disso”, determinou um PM.

Prisão

Procurado pela reportagem, o Detran-DF informou que o condutor foi autuado por recusar-se a realizar o teste de bafômetro. Além disso, os agentes constataram que o licenciamento do veículo do policial estava com o pagamento atrasado e seria removido ao depósito, momento em que ele se alterou.

Após ser preso, o homem foi conduzido à 13ª Delegacia de Polícia (Sobradinho). Ao Correio, a delegada-adjunta da unidade policial, Ágata Natasha Braga, informou que o policial passou por exame clínico no Instituto de Medicina Legal (IML) e o resultado deu negativo para ingestão de bebida alcoólica. “Inicialmente, a ocorrência estava em apuração, mas no dia seguinte, na terça-feira (9/3), os envolvidos apresentaram a imagem e ele foi autuado por desacato e ameaça”, afirmou.

Posicionamento

Por meio de nota oficial, o Detran-DF reforça que integra a força-tarefa para coibir aglomerações e garantir o cumprimento das medidas restritivas decretadas pelo governo local a fim de conter o avanço da pandemia. Disse, ainda, que, durante as operações, além da fiscalização de trânsito, todos os condutores e passageiros são orientados quanto aos horários de circulação. “A direção-geral do Detran-DF destaca, ainda, a atuação padrão dos agentes durante a abordagem e também ao andamento adotado pela Polícia Militar”.

A reportagem procurou a Polícia Federal, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem. O espaço permanece aberto para manifestações.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação