TEMPO

Inmet emite alerta amarelo por risco de chuvas intensas no DF até sábado

Plano Piloto registrou fortes chuvas e trovoadas na tarde de hoje. Alerta foi dado nesta sexta-feira (12/3) e previsão se mantém para o fim de semana

Jéssica Cardoso*
postado em 12/03/2021 17:20
 (crédito: Marcello Casal JrAgência Brasil)
(crédito: Marcello Casal JrAgência Brasil)

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta sexta-feira (12/3), um alerta de perigo potencial, causado pela previsão de fortes chuvas no Distrito Federal. O aviso vai até as 10h de sábado (13/3). Segundo o órgão, deve chover até 50mm por dia e os ventos vão ficar entre 40km/h e 60km/h. No entanto, o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas é baixo.

No início da tarde desta sexta, as regiões da Asa Norte, Lago Sul e dos setores de Indústria Gráficas e do Rádio e TV Sul registraram fortes chuvas. De acordo com o Inmet, a temperatura mínima foi de 17ºC nas primeiras horas da manhã, e a máxima deve alcançar 25ºC. A umidade relativa do ar máxima é de 95%.

Segundo o meteorologista Francisco de Assis, o tempo para o fim de semana permanecerá nublado, com possibilidade de chuvas e trovoadas. No sábado, as temperaturas ficarão entre 18ºC e 26ºC. A umidade máxima será de 95% e a mínima, de 40%. Para o domingo, as chuvas devem ocorrer especialmente no período da tarde e da noite.

O alerta orienta que as pessoas evitem usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada. “Em caso de rajadas de vento, a população não deve se abrigar debaixo de árvores e nem estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda”, recomenda o Inmet. Informações sobre os cuidados que devem ser tomados podem ser obtidas pelo telefone 199, da Defesa Civil, e o 193, do Corpo de Bombeiros.

Confira os vídeos enviados ao Correio:

* Estagiária sob supervisão de Mariana Niederauer

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE