A Biblioteca Pública de Brasília completa, nesta sexta-feira (12/3), 31 anos de existência. O espaço tem metade da idade de Brasília e foi um mercado público antes de ser o centro de leitura da capital.
O secretário de Cultura e Economia Criativa, Bartolomeu Rodrigues, comentou o acontecimento em um vídeo. “Hoje, a Biblioteca cumpre o papel de transmitir conhecimento à sociedade e preservar a sua memória”, afirmou.
O secretário também explicou como a Biblioteca nasceu. “Muitos mercadinhos foram desativados a partir dos anos 1990, mas um deles teve uma história diferente. A população se reuniu, fez um abaixo-assinado e pediu para que aquele mercadinho se tornasse uma biblioteca. A bibliotecária Neuza Dourado é que foi responsável por substituir as prateleiras cheias de alimento por prateleiras cheias de livros, que também é alimento, mas um alimento diferente”, assegurou.
Para o secretário, a Biblioteca Pública é um patrimônio cultural não só de Brasília, mas do país inteiro.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.