NO DF

Toque de recolher: Vigilância Sanitária vistoria mais de 500 estabelecimentos

Treze estabelecimentos receberam termos de orientação por apresentarem inconformidade com as normas sanitárias e uma lanchonete foi multada por estar funcionando após às 22h

Darcianne Diogo
postado em 13/03/2021 22:11 / atualizado em 13/03/2021 22:12
 (crédito: Divulgação/Vigilância Sanitária)
(crédito: Divulgação/Vigilância Sanitária)

Fiscais da Vigilância Sanitária vistoriaram, entre sexta-feira (12/3) e este sábado (13/3), 535 estabelecimentos comerciais, entre supermercados, restaurantes, lanchonetes, bares e lojas de conveniência, durante a operação Toque de Recolher, medida imposta pelo GDF para conter a disseminação da covid-19. Com base no decreto, é proibido a circulação de pessoas e o funcionamento das atividades entre 22h e 5h.

Treze estabelecimentos receberam termos de orientação por apresentarem inconformidade com as normas sanitárias e uma lanchonete foi multada por estar funcionando após às 22h. "Neste momento de crise biológica é fundamental que todos os estabelecimentos essenciais cumpram todos os protocolos de segurança e medidas preventivas de transmissão da pandemia. O não cumprimento acarretará em multa de 2 mil a 70 mil, e interdição do local", ressalta a gerente de fiscalização da Vigilância Sanitária, Márcia Olivé.

A Vigilância Sanitária também esteve no Parque da Cidade para verificar se os frequentadores usavam máscaras de proteção facial. A ação começou às 10h e, até às 17h, quando encerrou, os fiscais haviam orientado 420 pessoas e multado uma por se recusar a usar o equipamento.

O Decreto 40.648/2020 determina o uso do protetor facial nos espaços públicos, vias públicas, no transporte coletivo, nos estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços. A multa é de R$ 2 mil em caso de flagrante.

Casos

O DF registrou, neste sábado, 1.660 pessoas infectadas pelo novo coronavírus em 24 horas, chegando ao total de 316.181 casos, segundo dados do boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde. Desse total, 294.623 estão recuperados da doença, o equivalente a 93,2%. O número de mortes chegou a 5.097.

A população entre 30 e 49 anos continua no ranking com o maior número de infectados. São 150.365 pessoas dessa faixa etária infectadas pela covid-19. Em relação às cidades com mais contaminados, Ceilândia aparece em primeiro lugar (34.126), seguido por Plano Piloto (30.060) e Taguatinga (25.271).

A SES-DF notificou, ainda, 16 óbitos por covid-19 neste sábado. Dessas, quatro mortes ocorreram somente hoje e todos os pacientes tinham acima de 60 anos e apresentavam comorbidades.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação