Capital S/A

Não espere por uma crise para descobrir o que é importante em sua vida. Platão

Samanta Sallum
postado em 17/03/2021 22:28
 (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

Apelo do comércio para
reabrir das 10h às 16h
O setor produtivo no DF está com grande expectativa para saber se o governador Ibaneis Rocha vai prorrogar ou não o lockdown, cujo decreto está em vigor até a próxima segunda-feira, 22 de março.
O presidente do Sindivarejista, Edson de Castro, fez ontem um apelo direto a Ibaneis para a
antecipação do fim do lockdown, que “tem causado enormes prejuízos ao comércio do DF”.
Sugeriu a reabertura das lojas das 10 às 16h, como forma de evitar aglomerações.

Avaliação diária
O GDF avalia dia a dia o cenário da pandemia e, com a queda do índice de transmissão, há chance de reduzir a restrição de atividades na próxima semana.

Orçamento de guerra
Foram gastos até agora no DF cerca de R$ 2,7 bilhões para combater a pandemia. Desse total, R$ 2,3 bilhões vieram do governo federal e o resto saiu dos cofres locais.

Doações de empresas
Muitos empresários estão aderindo à campanha de arrecadação do Instituto BRB para construir hospitais de campanha para atender pacientes com covid-19. O governador Ibaneis está mobilizando várias lideranças do setor. Explica, que com o setor privado ajudando, é possível agilizar o processo e que os hospitais podem ser inaugurados em 30 dias.

 

Corrida aos laboratórios o DF por exames de covid
O volume de exames feitos em laboratórios particulares do Distrito Federal aumentou pelo menos 200% desde o carnaval até agora. O presidente do Sindicato dos Laboratórios de Pesquisas e Análises Clínicas (Sindilab), Alexandre Augusto Bitencourt, diz que a grande maioria (87%) é relacionada à covid-19. Detalhe: as mulheres representam o maior público que se submete à testagem, 54%. Os homens são 46%.


Pedido à Secretaria de Saúde
O Sindilab e o Conselho Regional de Farmácia enviaram ofício ao secretário de Saúde do GDF, Osnei Okumoto, solicitando que os trabalhadores de saúde (biólogos, biomédicos e farmacêuticos) sejam incluídos no grupo prioritário de vacinação, porque eles têm contato direto com o vírus, seja na coleta do material para análise, seja na realização de exames.

Risco no transporte público
“Há risco maior de disseminação da Covid-19 porque esses profissionais usam o transporte público”, alerta Alexandre Bitencourt (E). Segundo ele, trens do Metrô, elevadores e ônibus oferecem risco extremo de transmissão do vírus.

Prorrogação do Simples Nacional
» O presidente do Comsefaz, Rafael Tajra Fonteles, enviou ontem, oficialmente, pedido de prorrogação dos prazos de pagamento do ICMS nos períodos de março a maio de 2021 ao Comitê Gestor do Simples Nacional. E que o assunto entre como questão de urgência na pauta da próxima reunião do comitê na próxima quarta-feira (24/3). O GDF assina com outros estados o pedido, por meio da Secretaria de Economia.

Calamidade pública
» “Considerando o atual recrudescimento da pandemia provocada pelo Coronavírus (Covid-19), mostrando-se mais contundente do que a primeira onda ocorrida em 2020 no Brasil e considerando que vários estados estão renovando seus decretos de calamidade pública, em razão da grave crise de saúde pública e suas repercussões nas finanças públicas dos estados, solicito ao Conselho Gestor do Simples Nacional — CGSN a publicação de ato normativo determinando novas datas de vencimento do ICMS”, diz o documento.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação