Pandemia

Detran suspende provas, coleta de biometria e curso de reciclagem

Os serviços ficam suspensos até 29 de março para evitar a disseminação do novo coronavírus. Quem tiver prova agendada, poderá remarcar

Correio Braziliense
postado em 21/03/2021 15:03 / atualizado em 21/03/2021 15:03
 (crédito: Divulgação/Detran-DF)
(crédito: Divulgação/Detran-DF)

O avanço da covid-19 no Distrito Federal e o desrespeito às normas de vigilância sanitária levaram a direção do Departamento de Trânsito (Detran) a suspender, a partir desta segunda-feira (22/3), todas as bancas examinadoras de trânsito teóricas e práticas de direção veicular.

De acordo com nota divulgada pela autarquia, mesmo com todo o protocolo de segurança adotado durante a realização dos exames, no sábado (20/3), verificou-se que, nas áreas externas, muitos candidatos e familiares não respeitaram o distanciamento social.

Por isso, para evitar aglomerações nas áreas adjacentes aos exames e conter a propagação da covid-19, o órgão optou por interromper o serviço. “Apesar dos cuidados adotados para a continuidade do serviço, em alguns locais verificou-se o desrespeito à recomendação de não levarem acompanhantes nos dias de exames. Não podemos arriscar a vida de muitos com a falta responsabilidade de alguns. Devemos preservar a saúde de todos os envolvidos no processo: examinadores, instrutores e candidatos”, afirma o diretor-geral do Detran-DF, Zélio Maia.

Provas agendadas

Os candidatos que estão com provas agendadas para o período em que haverá suspensão do serviço poderão remarcá-las sem ônus. Ou seja, não haverá prejuízos para a população. Desde outubro do ano passado, as bancas práticas vinham respeitando os protocolos de segurança estabelecidos pelas autoridades sanitárias, como o uso de máscara, álcool 70%, higienização dos veículos, limitação de candidatos, redução do número de vagas.

Outras suspensões

Os atendimentos para coleta biométrica também estão suspensos, assim como os cursos teóricos oferecidos pela Escola Pública de Trânsito, da Diretoria de Educação de Trânsito, por exemplo, Reciclagem para Condutor Infrator, Atualização e Renovação de Carteira Nacional de Habilitação, Atualização para Instrutor e entre outros.

Com informações Detran-DF.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação