Vacinação

Covid-19: é possível estar vacinado e infectar outras pessoas? Tire dúvidas

O Correio convidou a professora do Instituto de Ciências Biológicas e imunologista Anamelia Lorenzetti Bocca para que não sobrem lacunas acerca do entendimento sobre os mecanismos e efeitos dos imunizantes

Ana Maria da Silva
postado em 23/03/2021 14:55 / atualizado em 23/03/2021 14:56
Especialistas explicam que as vacinas são eficazes e seguras -  (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
Especialistas explicam que as vacinas são eficazes e seguras - (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

A mensagem de autoridades e especialistas é clara: vacinar-se é uma forma eficaz de combater a pandemia da covid-19. Mas o que exatamente significa ser vacinado? Que tipo de proteção a vacina oferece? Atualmente, o Distrito Federal oferece dois tipos de imunizantes para a população: CoronaVac e Astrazeneca. Embora a eficácia e a segurança das vacinas tenham sido defendidas e explicadas incessantemente por especialistas, muitas pessoas ainda têm dúvidas quanto aos imunizantes. 

Para esclarecer a população, o Correio procurou a Secretaria de Saúde e convidou a professora do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Brasília (UnB) e imunologista Anamelia Lorenzetti Bocca, que deu orientações importantes sobre os mecanismos e efeitos das vacinas contra a covid-19.

Quais são as variantes que já foram encontradas no DF?
Conforme divulgado pela secretaria de saúde, no início do mês de março foi identificada a variante P1. O sequenciamento está sendo realizado nas amostras encaminhadas ao Lacen, em um projeto de parceria Lacen/UnB e o relatório com demonstra um crescimento da circulação da P1 em relação ao vírus originalmente circulante no DF. Também foi identificada a variante P2 mas em níveis mais baixos que a P1.

A vacina imuniza as novas variantes da covid-19?
As vacinas disponíveis utilizam o vírus inativado original ou a sequência do material genético deste vírus. Apesar disso, dados preliminares tanto do Butantan como da Fiocruz indicam que as vacinas induzem a produção de anticorpos capazes de neutralizar as variantes circulantes. O processo de imunização das pessoas com elas também é efetivo para a proteção destas pessoas frente às variantes.

Que tipo de proteção as vacinas contra a covid-19 oferecem?
A CoronaVac induz a produção de anticorpos neutralizantes, chamada de imunidade humoral, mas não ativa linfócitos T, que é chamada de imunidade celular. A vacina da Oxford/AstraZeneca induz tanto a imunidade humoral como a celular.

A vacinação impedirá que infecte outras pessoas?
A vacinação é um processo de indução de memória imunológica, que significa que a pessoa vacinada terá uma resposta mais eficiente na eliminação do vírus. Esta resposta mais eficiente pode significar não permitir a replicação do vírus (protegida), uma replicação com sintomas leves ou moderados. A CoronaVac mostrou que 100% dos voluntários vacinados que contraíram a doença não tiveram casos graves, mostrando que a resposta imunológica deles auxiliou na resolução da infecção. Então, a pessoa vacinada pode infectar outras caso desenvolva a forma leve da doença, e deve seguir os protocolos de prevenção não farmacológicos, como uso de máscaras, lavagem das mãos, uso de álcool gel e distanciamento social

Existe contraindicação?
A CoronaVac, por ser um vírus inativado, não apresenta contraindicações, a menos que o indivíduo seja alérgico a algum dos componentes da formulação. A mesma recomendação é dada na bula da vacina Oxord/Astrazeneca.

Quem ainda não pode receber as vacinas contra a covid-19?
Pessoas que apresentem alergias aos componentes da formulação vacinal. A grande maioria da população pode ser vacinada, incluindo pessoas com doenças crônicas, câncer e alergias a outras vacinas. Quem desenvolveu anafilaxia à primeira dose, não deve receber a segunda dose.

Quanto tempo após tomar a vacina uma pessoa fica imunizada contra a covid-19?
Nos processos de imunização, espera-se de 2 a 3 semanas após a segunda dose para que o processo de memória imunológica esteja completo.

Como saber qual vacina os postos do DF estão oferecendo?
As vacinas disponíveis no momento são CoronaVac a Astrazeneca, sendo a grande maioria de CoronaVac. Portanto, não é possível fazer uma escolha preliminar.

Para aqueles que irão tomar a vacina, segundo o calendário de prioridades, a idade precisa ser completa?
A idade tem que ser completa, não é por ano de nascimento, mas sim por idade exata que está sendo vacinada no momento.

Confira abaixo perguntas frequentes sobre as vacinas contra a covid-19, de acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS):

Uma pessoa que já teve covid-19 precisa ser vacinada?
Sim. A vacina pode oferecer uma imunidade mais duradoura e trazer mais benefícios em relação à imunidade natural. Assim, as pessoas devem se vacinar independentemente de já terem sido infectadas ou não pelo novo coronavírus.

As vacinas contra a covid-19 podem provocar algum efeito colateral?
Durante a fase de testes das vacinas aplicadas no Brasil não foram detectados efeitos adversos graves. Em geral, as vacinas podem provocar vermelhidão e dor no local da aplicação e, às vezes, febre baixa. Essas reações leves costumam desaparecer em poucos dias.

Posso tomar uma dose de vacina de um laboratório e receber a segunda de outro?
O período desde o início da pandemia e o advento das vacinas é muito curto. Por isso, ainda não existem evidências sobre intercâmbio das vacinas no processo de imunização. Em princípio, se a vacina exige duas doses, estas devem ser da mesma vacina.

Posso pegar covid-19 por causa da vacina?
O vírus utilizado nas vacinas é inativado – ou seja, não está vivo. Desa forma, não é possível que uma pessoa se infecte com a covid-19 por causa da vacina.

Por que mesmo tomando a vacina é preciso continuar seguindo as medidas de saúde pública?
As medidas de higienização das mãos, distanciamento físico e uso de máscara devem permanecer por um bom tempo. A OPAS e a OMS recomendam que as precauções contra a transmissão da covid-19 sejam mantidas mesmo por quem já estiver vacinado, até que as pesquisas sejam conclusivas. Assim, todas as pessoas que tomarem vacinas precisam continuar mantendo todas as medidas de prevenção — como distanciamento físico, uso de máscaras e lavagem das mãos.

Quem ainda não pode receber as vacinas contra a covid-19?
Menores de 18 anos, gestantes, pessoas com recomendação médica para não se vacinar, ademais daquelas referidas nas bulas de cada tipo de vacina.


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação