Pandemia

Covid-19: Saúde esclarece que suspensão de cirurgias ainda está em estudo

Circular que trata de medidas de enfrentamento da covid-19, inclusive a suspensão de cirurgias, ainda está em análise e depende de validação do secretário de Saúde, Osnei Okumoto

Correio Braziliense
postado em 23/03/2021 18:31 / atualizado em 23/03/2021 18:33
A suspensão das cirurgias é uma das medidas listadas em documento enviado aos gestores -  (crédito: Ed Alves/CB/DA Press)
A suspensão das cirurgias é uma das medidas listadas em documento enviado aos gestores - (crédito: Ed Alves/CB/DA Press)

Após a circulação de um documento interno da Secretaria de Saúde,que determinava a suspensão de cirurgias e o remanejamento de profissionais da rede para o tratamento da covid-19, a pasta esclareceu que as medidas dispostas na circular ainda estão em estudo. 

Segundo a pasta, a Circular n.º 55/2021 – SES/SAA, de 22 de março de 2021, "é um documento em fase de análise no ambiente técnico da pasta e que ainda está em processo de validação pelo gabinete do secretário Osnei Okumoto." 

No processo de validação pelo gabinete, serão ouvidas as demais áreas técnicas da secretaria, inclusive os superintendes das Regiões de Saúde e Unidades de Referência Distrital. Em etapa posterior, o documento será apresentado ao Governo do Distrito Federal para validação final e divulgação à população. 

Sugestões 

Entre as medidas estudadas está a suspensão de todas as cirurgias cardiovasculares, oncológicas e transplantes na rede pública e nas unidades administradas pelo IGES-DF. O plano também prevê o fechamento de todos os ambulatórios da Atenção Secundária — exceto os voltados à saúde mental ou situações excepcionais — e remanejamento dos profissionais para atendimento dos pacientes com covid-19.

No ofício distribuído aos gestores da Secretaria de Saúde, o secretário-adjunto de Assistência à Saúde, Petrus Leonardo Barrón Sanchez, explica que, em uma reunião ocorrida domingo à tarde (21/03) com dirigentes de hospitais e especialistas, foi analisado o cenário crítico provocado pela pandemia. 

Ficou evidente ser necessário unir todos os esforços para combater a contaminação. “Estamos vivenciando período crítico com imensa sobrecarga dos serviços, principalmente hospitalares, em função dos atendimentos aos pacientes portadores de covid-19 no Distrito Federal”, explica Petrus.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação