No próximo sábado (27/3), será instalada, na Feira de Ceilândia, uma placa celebrando o aniversário de 50 anos da região administrativa. A homenagem é iniciativa do Movimento Popular por uma Ceilândia Melhor (Mopocem) e autorizada pela administração regional da cidade. A peça celebra a memória de pioneiros e moradores da região.
A placa será fixada na Feira Central da Ceilândia em uma cerimônia com a presença de autoridades políticas, como o administrador regional Marcelo Piauí. De acordo com a Mopocem, pretende-se realizar um evento “rápido,com poucas pessoas, para não gerar aglomeração por conta da pandemia”.
Ceilândia foi criada a partir da Campanha de Erradicação de Invasões (CEI), que também originou o seu nome. Em 1971, mais de 80 mil moradores de ocupações não regulares foram transferidos para a nova cidade. Os pioneiros vieram de comunidades das vilas do IAPI, Tenório, Esperança, Bernardo Sayão e Colombo.
A partir de então, o local recebeu projetos de desenvolvimento e se expandiu. “Decidimos coletivamente fazer uma placa para homenagear os moradores pioneiros e, também, deixar registrado os diversos setores da cidade que surgiram ao longo da história”, afirmam os coordenadores do Mopocem.
Os membros do Mopocem relatam que os primeiros habitantes de Ceilândia “tiveram que construir a sua própria história e superar todas as adversidades de abandono e exclusão social a que foram submetidos”.
Em seus quase 50 anos, a cidade é a mais populosa do DF. Segundo dados da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), a população urbana de Ceilândia é de 432.927 pessoas.
* Estagiário sob supervisão de Mariana Niederauer
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.