DECISÃO

Justiça determina que GDF reduza carga horária de enfermeira com filho autista

Servidora da Secretaria de Saúde, ela precisa cuidar da criança, já que exerce sozinha o papel de provedora financeira e emocional. Decisão foi encaminhada nesta quarta (24/3) ao GDF

Correio Braziliense
postado em 25/03/2021 21:41

O Juizado Especial da Fazenda Pública do Distrito Federal proferiu decisão liminar para determinar que o Governo do Distrito Federal (GDF) reduza a carga horária de trabalho de uma servidora de 40 para 20 horas semanais, mediante as adequações necessárias, sem compensação e redução salarial, para que a mulher possa cuidar do seu filho menor de idade, diagnosticado com transtorno do espectro autista.

A decisão é de 12 de março e foi encaminhada à Secretaria de Saúde do DF (SES-DF) nesta quarta (24/3). A autora é enfermeira da SES e afirma que exerce sozinha o papel econômico e emocional do filho. Na análise, o juiz relembrou que a Lei Complementar Distrital n.º 840/2011 prevê, em seu artigo 61, a possibilidade de concessão de horário especial ao servidor que tenha dependente com deficiência.

Assim, o magistrado observou que foi realizado exame pericial e constatada a necessidade de redução de jornada. De acordo com o julgador, “numa análise singular, há que se trazer a lume que a redução de jornada, por conta do fato ora ventilado, além de se amoldar aos ditames do artigo 61 da norma antes descrita, representa, ainda, a preservação das incolumidades física e social de seu filho, que, por conta dos problemas de saúde que ostenta, possui uma demanda acentuada em termos de cuidados, exames, e diversas outras atribuições, dentro do espectro jurídico do que é digno, para uma pessoa, enquanto componente do seio social”.

Desta forma, para o juiz, “o deferimento de redução da carga horária para mãe que necessita cuidar do seu filho, na mesma condição, além de prevista juridicamente, traduz questão de humanidade, inexoravelmente atrelada ao vetor constitucional da dignidade da pessoa humana”. Cabe recurso da decisão.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação