LUTO

Médico e pioneiro de Taguatinga, Carlos de Laet morre aos 86 anos

Ele estava internado no Hospital Santa Marta, em Taguatinga, desde terça-feira. A causa foi uma insuficiência cardiorrespiratória resultante de infecção pela covid-19

Ana Isabel Mansur
postado em 26/03/2021 06:00
 (crédito: Arquivo pessoal)
(crédito: Arquivo pessoal)

O médico Carlos de Laet de Azevedo Braga morreu, na quinta-feira (25/3), aos 86 anos. Ele estava internado no Hospital Santa Marta, em Taguatinga, desde terça-feira. A causa foi uma insuficiência cardiorrespiratória resultante de infecção pela covid-19. Nascido em Carolina (MA), o ginecologista se formou em medicina na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e chegou a Brasília em 1965. Na década de 1970, foi um dos fundadores do Rotary Club de Taguatinga, do qual foi presidente, governador e colaborador no projeto Rotary Rural. Com o grupo, ele promoveu atendimentos médicos e levou medicamentos à comunidade carente da cidade.

“Taguatinga perdeu um pioneiro de verdade. Era um grande amigo. Como ginecologista, ele fez os partos de meus três filhos. É difícil encontrar médicos tão bons quanto ele”, elogia Getúlio Romão Campos, companheiro de Carlos de Laet no Rotary Club. O médico também foi diretor e esteve à frente da ala ginecológica do Hospital Regional de Taguatinga (HRT), onde trabalhou por 30 anos até se aposentar.

Marcos Diniz, também ginecologista, trabalhou com Carlos de Laet no Hospital das Forças Armadas (HFA), no HRT e na Policlínica de Taguatinga Centro. Os colegas inauguraram, juntos, em maio de 1975, uma clínica especializada na cidade. Diniz não conseguiu conter a emoção ao homenagear o colega de profissão. “Meu querido amigo me convidou para ser sócio dele em meu terceiro dia de trabalho no HFA, e nos tornamos grandes companheiros em pouco tempo. Sinto-me honrado em ter um amigo-irmão como Laet, que estará sempre presente em nossos corações”, disse Marcos.

Carlos de Laet deixa a mulher, Hellé Sardinha Braga; os filhos Caroline, Carlos Antonio Braga e Carlos de Laet Júnior; e um neto. “Ele foi um pai exemplar. Só tenho a agradecer tudo que fez por nós e por todos os ensinamentos que nos deixou. Tudo que ele fazia era pensando nos filhos e em prol da família. Mesmo nesse tempo em que esteve doente, só pensava em nós”, conta o caçula, Carlos de Laet Júnior. A família informou que, por causa da pandemia da covid-19, não haverá velório.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação