O secretário de Saúde do Distrito Federal, Osnei Okumoto, publicou, nesta segunda-feira (29), novas recomendações sobre o uso e aplicação das doses remanescentes de vacinas contra a covid-19. Anteriormente, a chamada "xepa" poderia ser aplicada em qualquer pessoa que fizesse parte do plano de vacinação do DF. Agora, apenas agentes de segurança pública poderão receber estas vacinas.
De acordo com o documento, o uso das doses remanescentes de vacina contra covid-19 será "nos profissionais das forças de Segurança Pública do Distrito Federal, que exercem atividades de rua". Além disso, o texto ressalta que esta vacinação seguirá a ordem de idade. Ou seja, a prioridade será o agente mais velho presente no ponto de vacinação em que sobrar a dose.
A circular também detalha que os profissionais aptos a serem vacinados com essas precisam prestar apoio "nas fiscalizações diuturnamente no combate às aglomerações, nas distribuições e escoltas das vacinas, na segurança e manutenção da ordem nos Postos de Vacinas, na organização dos trânsitos dos 'Drives', nos atendimentos pré-hospitalares", dentre outras ações, e só podem ser vacinados após o fim do expediente.
Atualmente, o pontos de vacinação no DF atendem das 8h às 17h e os drive-thru, das 9h às 17h.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.