Pandemia

Covid-19: UTIs públicas têm 8 vagas na manhã desta terça (30/3)

Lotação de vagas para pacientes com coronavírus em hospitais públicos está em 98,02%

Jéssica Moura
postado em 30/03/2021 09:45 / atualizado em 30/03/2021 09:45
A ocupação das UTIs dos hospitais do DF está próxima de 100% -  (crédito: Breno Esaki/Agência Saúde-DF)
A ocupação das UTIs dos hospitais do DF está próxima de 100% - (crédito: Breno Esaki/Agência Saúde-DF)

Na manhã desta terça-feira (30/3) os hospitais da rede públicos do Distrito Federal dispõem de apenas oito vagas para tratar os pacientes mais graves acometidos pela covid-19. Desses, três são destinadas aos adultos, mais três são para crianças e outros dois para os bebês.

Com isso, a taxa de ocupação dos leitos públicos em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) chegou a 98,02%. A última atualização do painel da secretaria de Saúde foi às 6h10 e informa que a situação para os adultos é a mais grave: o Infosaúde registra 99,22% de lotação. No caso dos leitos para crianças, 80% estão preenchidos. Os neonatais têm lotação de 62,5%.

Ao todo, são 430 leitos para os cuidados desses pacientes. Desses, 397 estão cheios e outros 25 estão bloqueados. Na fila de espera por uma vaga estão 265 pessoas infectadas em estado mais grave.

Hospitais particulares

Nos hospitais particulares, as condições também são preocupantes, na medida em que 99,53% dos leitos adultos estão cheios e metade dos leitos para crianças estão ocupados: há apenas três vagas disponíveis em toda a rede, e uma delas é de leito pediátrico. No total, dos 433 leitos privados, 425 estão ocupados e outros cinco estão bloqueados.

Mortes

Pelo quarto dia seguido, o Distrito Federal quebrou mais um trágico recorde na média móvel de mortes por covid-19. O índice foi de 53,8 nessa segunda-feira (29/3), o que representa aumento de 126% em relação à média móvel de mortes de 15 de março. Entre os registros absolutos, 61 óbitos foram computados. No total, 5,8 mil morreram em decorrência da doença.



Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação