animais

Hospital Veterinário do DF recebe doação de sangue; veja como ajudar

Cerca de 30 transfusões são feitas são feitas por mês e a doação pode salvar vidas em tratamentos de doenças, durante procedimentos cirúrgicos e no atendimento de cães vítimas de acidente

Correio Braziliense
postado em 05/04/2021 17:07 / atualizado em 05/04/2021 17:08
Para doar, o cachorro precisa ter entre 2 e 6 anos e pesar mais de 27kg -  (crédito: Divulgação/ Hvep)
Para doar, o cachorro precisa ter entre 2 e 6 anos e pesar mais de 27kg - (crédito: Divulgação/ Hvep)

Assim como os seres humanos, os cães também podem doar e receber sangue. O Hospital Veterinário de Taguatinga (Hvep) realiza, por mês, cerca de 30 transfusões entre os animais. A ação ajuda a salvar vidas em tratamentos de doenças, durante procedimentos cirúrgicos e no atendimento de vítimas de acidente.

No entanto, o Hvep destaca que não é qualquer cachorro que pode ser um doador. O animal precisa ter entre 2 e 6 anos, pesar mais de 27kg, ser vacinado e vermifugado, livre de ectoparasitas (como pulgas e carrapatos), não ter tido doença recente e ser dócil. Os interessados em participar que tiverem cachorros nestas condições devem entrar em contato pelo Whatsapp (61) 99687-8007.

"A gente não tem um banco de sangue. Montamos um banco de dados de pessoas interessadas em trazer o cão para doar e, quando precisamos, entramos em contato e verificamos se há disponibilidade de trazer o animal e já fazer a transfusão", explica a diretora do Hospital Veterinário de Taguatinga, Mayara Cauper.

O Knox, cachorro da raça american bully, é um dos cães doadores frequentes do hospital. "Eu já fiz estágio na unidade e acho a ação muito importante para salvar vidas", diz a dona do cachorro e veterinária, Neivirene Morais, 32 anos. Além dele, outros dois animais dela também fazem doações num intervalo de três meses. De acordo com Mayara Cauper, este é o tempo que deve ser respeitado entre uma doação e outra para não prejudicar a saúde do animal doador.

Parceria

Quando o hospital ou o tutor do animal está precisando de uma transfusão e não consegue encontrar um doador ou comprar uma bolsa de sangue, o Hospital Veterinário recorre aos cães da Polícia Militar (PMDF) e do Corpo de Bombeiros (CBMDF).

"Nós temos um plantel com 45 cães e todos têm pré-requisitos para doação. Quando o hospital veterinário público ou a Universidade de Brasília solicita, a gente encaminha um deles", explica o comandante do Batalhão de Policiamento com Cães da PMDF, major Carlos Augusto Ferreira dos Reis.

O major conta que fazem, em média, duas doações por mês. A maioria é feita pela raça pastor-belga malinois. "A doação pode ser entre cães de raças diferentes. Nós fazemos o teste de compatibilidade e, estando tudo certo, realizamos a transfusão", explica Mayara Cauper.

Dois cachorros do Corpo de Bombeiros também fazem doações de sangue para o hospital, semestralmente, para não cansar os labradores que fazem parte da equipe de salvamento da corporação.

Com informações da Agência Brasília 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação