COVID-19

Vacinação de idosos com 66 anos é retomada nesta sexta em drive-thrus e UBSs

Com a chegada de 67,9 mil doses de vacinas contra a covid-19, idosos podem, nesta sexta-feira (8/4), a partir das 8h, ir a um dos 50 pontos de imunização para receberem a primeira dose

Samara Schwingel
postado em 09/04/2021 06:00
 (crédito: Ana Rayssa/CB/D.A Press)
(crédito: Ana Rayssa/CB/D.A Press)

A partir das 8h desta sexta-feira (8/4), 50 pontos de vacinação contra a covid-19 estarão recebendo os idosos com 66 anos ou mais para a aplicação da primeira dose do imunizante. A retomada da imunização deste grupo foi possível após o recebimento de mais 67,9 mil doses enviadas pelo Ministério da Saúde à Secretaria de Saúde do Distrito Federal. A intenção é finalizar a aplicação das vacinas neste grupo etário entre hoje e amanhã, com 14 mil doses destinadas a ele. Da nova remessa, 43 mil serão reservadas para a segunda dose (veja Divisão de doses).

No início do mês, cerca de 5,6 mil pessoas nesta idade foram vacinadas. Sendo assim, do público estimado em 18 mil moradores do DF, faltam cerca de 12,6 mil idosos com 66 anos a serem vacinados com a D1, primeira dose. Além das unidades básicas de saúde, hoje, 15 drive-thrus atenderão. Amanhã, apenas três drive-thrus aplicarão as vacinas, das 9h às 17h (veja Locais e horários).

O subsecretário de Vigilância em Saúde e coordenador do Comitê de Operacionalização da Vacinação no DF, Divino Valero, afirmou, durante coletiva, ontem, no Palácio do Buriti, que a vacinação seguirá aberta durante a próxima semana para quem tiver 66 anos ou mais. Ou seja, quem não conseguir ir nos dois primeiros dias, poderá procurar um ponto de vacinação na semana seguinte.

Além disso, o gestor ressaltou que a Secretaria de Saúde vai seguir aplicando a D2, segunda dose. “É importante lembrar que as pessoas que tomaram a primeira dose foram vacinadas. A imunização só ocorre após a segunda dose. Por isso, é importante que as pessoas não deixem de ir aos postos na data marcada no cartão de vacinação para receberem o reforço”, frisou. Além disso, Divino garantiu que há vacinas para todo o atual público-alvo e, por isso, não há necessidade de ficar em filas, aglomerar ou realizar uma corrida aos postos.

Saúde e segurança

Na terça-feira, será retomada a vacinação contra a covid-19 para profissionais de saúde da rede privada e servidores da segurança pública. Para eles, a Secretaria de Saúde vai destinar 5 mil e 2,2 mil doses, respectivamente.

Os profissionais de saúde terão de realizar agendamento prévio. O cadastro será aberto na segunda-feira no site vacina.saude.df.gov.br. No endereço eletrônico, as pessoas irão fornecer dados pessoais e selecionar a melhor hora e local para receberem o imunizante. A princípio, serão abertas 5 mil vagas: número de doses disponíveis até então.

Já os profissionais de segurança pública serão vacinados no mesmo esquema adotado nesta semana. Cada categoria terá um ponto de vacinação específico e os órgãos fornecerão uma lista dos profissionais a serem atendidos. A intenção do GDF é avançar na imunização desses grupos e ampliar a campanha para outras categorias e faixas etárias.

 

Locais e horários

Hoje
Unidades Básicas de Saúde: das 8h às 17h
Drive-thrus: das 9h às 17h

Amanhã
Apenas os drive-thrus do Parque da Cidade, Lago Norte e Águas Claras, das 9h às 17h

 

Divisão de doses

AstraZeneca: 40.500. CoronaVac: 27.400. Total: 67.900 doses
Idosos: 14.006
Segurança pública: 2.237
Saúde: 5.008
Segunda dose: 43.589
*Há perda técnica de 5% das doses

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação