Comércio

Loja Artesanato de Brasília ganha novo espaço em shopping do DF

Com iniciativa da Setur-DF, loja é ampliada e reabre com 200 m², realizando sonhos e proporcionando mais oportunidades e desenvolvimento ao segmento no DF

Correio Braziliense
postado em 18/04/2021 15:52
 (crédito: Setur-DF/Divulgação)
(crédito: Setur-DF/Divulgação)

A loja Artesanato de Brasília, localizada no shopping Pátio Brasil, na Asa Sul, está de cara nova. Agora, com 200m² e situada no segundo pavimento, o local de referência para consumidores de produtos para casa,  dobrou de tamanho para abrigar ainda mais talentos do artesanato e fomentar essa economia criativa tão importante para o desenvolvimento econômico e o fortalecimento de Brasília como destino turístico.

O novo ponto de venda foi inaugurado a última sexta-feira (16/4) e vem ao encontro das políticas públicas desenvolvidas pela Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF) para aquecer e qualificar o setor, gerando mais emprego e renda ao proporcionar aos artesãos locais para a comercialização dos produtos.

“O artesanato é um dos principais segmentos da produção associada ao turismo. No DF, são mais de 11 mil profissionais cadastrados na secretaria, atuando com objetivos e planejamento definidos. Desde o início da nossa gestão, assegurar um local para venda desses produtos é uma meta prioritária. E conseguimos, em todas as ações e eventos apoiados pela Setur-DF, a condição e a garantia do espaço do artesão. Ampliamos para as lojas no shopping, pelas regiões administrativas e estamos fortalecendo, cada vez mais, o trabalho de cada um deles”, afirmou a secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça.

Lançada em 2019 em sua primeira versão, a loja Artesanato de Brasília é u espaço democrático do segmento por dar oportunidade de exposição e comercialização a todos os artesãos cadastrados na Setur-DF, selecionados pela pasta mediante chamamento público. A cada três meses, é renovado um ciclo, que conta com 30 artesãos. Nesse período de 90 dias, eles utilizam o espaço da loja oferecido pelo shopping.

Parcerias

Presente na abertura do novo espaço, o secretário executivo da Secretaria de Projetos Especiais do DF, Roberto Andrade, que também esteve na inauguração da primeira loja, em 2019, reforçou a importância de parcerias com a iniciativa privada para o fortalecimento da cidade. “Estamos verdadeiramente felizes com ações como esta do artesanato e atuando juntos para o desenvolvimento de Brasília”, disse.

O subsecretário substituto de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas do Ministério da Economia, Fábio Silva, destacou a valorização do segmento. “Uma peça de artesanato tem história, cultura e tradição. E a iniciativa da Setur-DF de promover espaços permanentes de comercialização, como a loja Artesanato de Brasília, gera valorização, oportunidade, competitividade e cultura empreendedora ao artesão, sendo ainda um elemento indutor para geração de trabalho e renda”, completou Silva.

O Embaixador da Espanha, Fernando García Casas, expôs a visão dos estrangeiros e a importância da capital ter um espaço referencial para a venda do artesanato. “Brasília está no coração do Brasil e da América Latina e seu artesanato tem uma expressão muito forte. Parabéns a Secretaria de Turismo e todo o governo pela iniciativa”, afirmou.

O Ministro conselheiro da Embaixada do México, Marco Huerta, destacou ainda a possibilidade de um intercâmbio de artesanato entre os dois países. “A capital federal reúne a população de todo o Brasil e as representações diplomáticas. Então, este espaço aqui em Brasília é uma vitrine nacional e internacional. Temos uma grande tradição de artesanato e estamos com desejo de colaborar com iniciativas como esta, com trocas de experiências, enviando produtos para o México como intercâmbio, por exemplo”, completou.


Também participaram da abertura do espaço, o secretário Executivo das Cidades, Valmir Lemos; a secretária executiva da Secretaria de Governo, Meire Mota; o secretário executivo da Secretaria de Projetos Especiais, Bruno Oliveira; o presidente da Federação das Associações de Artesãos do DF e Entorno, Hebert Amorim; e o presidente da Feira da Torre de TV, Jocélio Aleixo.

Arte de transformar vidas e realizar sonhos

A abertura da loja contou também com a entrega da Carteira Nacional do Artesão. O documento habilita este trabalhador legalmente em todo o Brasil e oferece ainda a possibilidade de participação em eventos locais e nacionais. Entre 2019 e 2020, a Setur-DF emitiu 1.466 novas carteiras e renovou 725 cadastros.

*Com informações da Setur-DF

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação