Pandemia

Covid-19: Restam três vagas para adultos nas UTIs públicas

Lotação desses leitos está em 99,33%. Os outros 8 leitos livres são destinados a crianças e recém-nascidos com a infecção. Taxa de ocupação total é de 97,63%

Jéssica Moura
postado em 23/04/2021 07:48 / atualizado em 23/04/2021 08:02
 (crédito: Reprodução/Relatório Ação Conjunta covid-19)
(crédito: Reprodução/Relatório Ação Conjunta covid-19)

Na manhã desta sexta-feira (23/4) restavam apenas três leitos adultos em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) dos hospitais públicos para tratar os pacientes mais graves acometidos pela covid-19. Com isso, a taxa de ocupação indicada no painel InfoSaúde desses leitos era de 99,33%.

Ao todo, há 11 leitos vagos na rede pública: três deles são pediátricos e oito neonatais. Assim, o índice de lotação chega a 70% e 37,5%, respectivamente, para cada tipo de leito.

A rede pública dispõe de 470 leitos de UTI no total. Desses, 454 estão cheios, um está bloqueado e quatro esperam liberação para uso. Com isso, às 6h25, a taxa de ocupação total é de 97,63%.

Fila de espera

À espera de um desses leitos de tratamento intensivo estão 100 pacientes internados com suspeita ou confirmação do diagnóstico para covid-19. Até esta quinta-feira (22/4), a capital federal acumula 369.808 notificações de infecção por coronavírus, e 7.388 mortes em decorrência da doença.

Rede privada

Nos hospitais privados, a pressão também é elevada: a taxa de ocupação dos leitos adultos é de 95,15%: há 18 vagas para esses pacientes. Quando se observa a ocupação de leitos pediátricos, esse índice é de 50%. A rede privada tem dois leitos de UTI para crianças com covid-19, um deles está ocupado.

No total, os hospitais privados mobilizaram 437 leitos de UTI para pacientes mais graves com a infecção. Desses, 354 estão cheios e 64 estão bloqueados.

Hospitais de campanha

Em março, o governador Ibaneis Rocha (MDB) anunciou a mobilização de três novos hospitais de campanha para ampliar a oferta de leitos de UTI em 300 vagas. No entanto, durante coletiva de imprensa nessa quinta, o secretário da Casa Civil, Gustavo Rocha reconheceu que houve uma falha na comunização, e que na realidade, os leitos não são de UTI, mas de cuidados intermediários (UCI). Ele ressaltou que os leitos terão os mesmo equipamentos que unidades de tratamento intensivo para zerar a fila de espera. Os hospitais ainda não foram inaugurados.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação