Internacional

Israel e Polônia lembram 78º aniversário da Revolta do Gueto de Varsóvia

Levante foi maior insurreição de judeus poloneses contra os nazistas durante Segunda Guerra Mundial

Em um encontro na tarde desta segunda-feira (19/4), representantes das embaixadas de Israel e da Polônia em Brasília se reuniram para lembrar o 78º aniversário da Revolta do Gueto de Varsóvia. Esta foi a primeira vez que os ministros das Relações Exteriores da Polônia e Israel e os embaixadores de ambos os países em todo o mundo se reúnem para lembrar a data.

No levante de 19 de abril de 1943, os judeus subjugados pelo regime nazista alemão atacaram os algozes no que ficou conhecido como a maior insurreição judaica armada durante a Segunda Guerra Mundial. Apesar da resistência, pouco menos de um mês depois, em 16 de maio, os revoltosos do gueto foram dizimados.

O encarregado de negócios da Polônia, Shmulik Bass, afirmou que a celebração é uma oportunidade de preservar a memória das vítimas do massacre. Durante a cerimônia, os embaixadores exibiram flores de narciso, símbolo dos insurgentes. A ação faz parte de uma campanha do Museu de História dos Judeus Poloneses (Polin).

Durante a guerra, os judeus poloneses foram alvo de um genocídio sistemático e seus bens foram confiscados pelo Estado alemão. Além dos campos de concentração, onde o extermínio ocorria em câmaras de gás, como em Auschwitz, na Polônia, também foram obrigados a viver em condições precárias em guetos. Os mortos eram enterrados em grandes valas.