PODCAST

Luz aos Fatos: diretor do Detran-DF comenta mudanças do novo CTB

Em entrevista ao programa do Correio, Zélio Maia classificou como positivas as mudanças trazidas pelo novo Código de Trânsito Brasileiro e comentou sobre a redação no número de mortes nas vias

Correio Braziliense
postado em 14/05/2021 19:34 / atualizado em 14/05/2021 19:39
 (crédito: Arquivo pessoal)
(crédito: Arquivo pessoal)

Em entrevista ao Luz aos Fatos, podcast do Correio Braziliense, o diretor-geral do Detran-DF, Zélio Maia, atribuiu a queda de mortes às ações educativas e de fiscalização. “Além das abordagens educativas nas ruas, bares e restaurantes, atuamos para coibir e punir os infratores", afirmou Maia. De janeiro a abril deste ano, foram realizadas 79 atividades educativas que alcançaram um público de 29.905 pessoas, segundo o Detran.

As mudanças no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que entraram em vigor recentemente, também foram abordadas na entrevista aos jornalistas Roberto Fonseca e Adriana Bernardes. Para Zélio Maia, as alterações nas regras de transporte de crianças trazem mais segurança para os pequenos.

Outra medida destacada por ele é a transformação automática de multa em advertência para o condutor que não cometeu nenhuma infração no período de 12 meses. “Acredito na educação para promover um trânsito mais seguro”, resumiu.

Sobre a contagem de pontos, que passou de 20 para 40, assim como a validade da CNH, que agora só precisa ser renovada após 10 anos, Maia classificou como positivas.

Ouça o episódio completo:

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • 
Descrição: 08/09/2020 Crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF. O CB.Poder, com Alexandre de Paula, recebe Zelio Maia da Rocha, diretor-geral do Detran - DF
    Descrição: 08/09/2020 Crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF. O CB.Poder, com Alexandre de Paula, recebe Zelio Maia da Rocha, diretor-geral do Detran - DF Foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press
  • Logo do podcast Luz aos Fatos
    Logo do podcast Luz aos Fatos Foto: Editoria de Arte/CB
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação