Feminicídio

Veja a história de Aureni Constância, assassinada pelo próprio filho no Entorno do DF

A copeira acordava todos os dias pela manhã para regar as plantas. Neste sábado (15/5), enquanto jogava água nas rosas, ela foi atacada pelo filho, Reinan Rodrigues. O Correio esteve no local do crime e conversou com vizinhos e um familiar da vítima

Darcianne Diogo
postado em 16/05/2021 21:36
Aureni foi morta pelo próprio filho, enquanto regava plantas no quintal de casa -  (crédito: Material cedido ao Correio)
Aureni foi morta pelo próprio filho, enquanto regava plantas no quintal de casa - (crédito: Material cedido ao Correio)

Manhã de sábado. Como de costume, Aureni Constância de Souza Rodrigues, 48 anos, acordava todos os dias pela manhã para regar as plantas no quintal de casa. Em mais uma atividade rotineira, a mulher foi atacada pelo próprio filho, Reinan Rodrigues de Souza, 22, enquanto estava de costas jogando água nas rosas. A copeira foi brutalmente assassinada com golpes de faca, garfo e martelo. O crime aconteceu na Quadra 71 de Águas Lindas de Goiás (GO) — distante cerca de 51km de Brasília. O acusado está preso. Aureni será sepultada na tarde desta segunda-feira (17/5), no Cemitério de Brazlândia.

O Correio esteve no local do crime e conversou com vizinhos e um familiar da vítima. Renato de Souza, 42, é sobrinho de Aureni e mora a poucos metros da residência da tia. No dia do crime, ele havia deixado o filho em um curso e voltou pouco tempo depois para a casa, quando estranhou a movimentação e a correria na rua. “Quando eu entrei dentro da casa dela, ele (Reinan) tinha tirado a roupa manchada de sangue e estava só de cueca esperando a chegada da polícia, como se nada tivesse acontecido. Minha tia estava muito machucada, com o corpo estendido no fundo da casa. Foi uma cena terrível”, detalhou.

O acusado teria confessado ao tio o plano dele. Depois de matar a mãe, Reinan iria assassinar a irmã, de 13 anos, e o pai seria morto assim que chegasse do trabalho, à noite. Por fim, o jovem afirmou que iria tirar a própria vida. “Ele estava irreconhecível. Falava a todo momento que era deus e que os outros eram demônios. A gente fica com muito ódio na hora, mas o certo é pagar o mal com o bem. Não iria cometer mais um crime”, disse Renato.

Renato de Souza, sobrinho da vítima, diz não acreditar no que aconteceu
Renato de Souza, sobrinho da vítima, diz não acreditar no que aconteceu (foto: Barbara Cabral/Esp. CB/D.A Press)

Natural de Serra Dourada (BA), Aureni chegou em Goiás em 1990 com outros cinco irmãos e, desde então, morou em Águas Lindas de Goiás com os dois filhos e o marido. Alegre, divertida e pessoa amiga. Essas são as lembranças que a copeira vai deixar. “Acolhia a todos muito bem na casa dela. Era uma pessoa carinhosa, que tratava todo mundo bem”, lamentou o sobrinho.

Vizinha há mais de 14 anos de Aureni, a confeiteira Joaquina Melo, 36, contou que a comunidade está em choque com a barbaridade. “Víamos ele (Reinan) o dia inteiro aqui e jamais pensávamos que ele pudesse ser capaz de fazer alguma coisa do tipo. A vida da minha amiga era limpar a casa, olhar os meninos, trabalhar e ir para a igreja. Estamos em choque. Isso tudo foi muito pesado”, relatou, emocionada.

O crime


Aureni Constância foi atingida com golpes de martelo e esfaqueada em seguida. O filho alegou aos policiais que escutou “uma voz” pedindo para que ele matasse a mãe. “Depois, com a mãe já caída no chão, ele a atacou e a atingiu contra sua região torácica, usando de peso usado para fazer musculação, do tipo barra fixa para supino”, afirmou, ao Correio, o delegado à frente do caso, Cléber Martins, titular da 17ª DRP de Águas Lindas.

A irmã de Reinan acordou assustada com os barulhos e viu o momento em que o jovem agredia a mãe. A adolescente tentou salvá-la, mas foi esganada e asfixiada pelo irmão. “Ela conseguiu se desvencilhar e saiu em busca de socorro, acionando vizinhos e a polícia, que chegou ao local e o prendeu”, detalhou o investigador.

Aureni morava com os dois filhos e o marido
Aureni morava com os dois filhos e o marido (foto: Barbara Cabral/Esp. CB/D.A Press)

Preso, o homem confessou que tinha a intenção de atear fogo contra o corpo da própria mãe e enterrá-la em uma cova que ele havia preparado no quintal de casa. Reinan foi conduzido à Delegacia de Polícia de plantão e autuado pela prática dos crimes de homicídio doloso qualificado consumado (qualificadoras do uso de recurso que impediu a defesa da vítima e feminicídio) e tentativa de homicídio qualificado (feminicídio tentado).

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Renato encontrou o corpo da tia caído aos fundos da casa
    Renato encontrou o corpo da tia caído aos fundos da casa Foto: Barbara Cabral/Esp. CB/D.A Press
  • Renato de Souza, sobrinho da vítima, diz não acreditar no que aconteceu
    Renato de Souza, sobrinho da vítima, diz não acreditar no que aconteceu Foto: Barbara Cabral/Esp. CB/D.A Press
  • Vizinhos estão em choque com o caso
    Vizinhos estão em choque com o caso Foto: Barbara Cabral/Esp. CB/D.A Press
  • Aureni morava com os dois filhos e o marido
    Aureni morava com os dois filhos e o marido Foto: Barbara Cabral/Esp. CB/D.A Press
  • Mulher foi morta em casa, na manhã deste sábado (15/5)
    Mulher foi morta em casa, na manhã deste sábado (15/5) Foto: Barbara Cabral/Esp. CB/D.A Press
  • Reinan Rodrigues de Souza alegou aos policiais que escutou
    Reinan Rodrigues de Souza alegou aos policiais que escutou "uma voz satânica" pedindo para que ele matasse a mãe Foto: Redes sociais
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação