pandemia

Nove em cada 10 leitos de UTI covid-19 estão ocupados

Taxa de lotação nos hospitais públicos chegou a 92% nesta sexta-feira (28/5). No total, restam 20 vagas para os pacientes mais graves

Jéssica Moura
postado em 28/05/2021 08:16
 (crédito: Breno Esaki)
(crédito: Breno Esaki)

Depois da alta no início da semana, a taxa de ocupação dos leitos em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) para atender os pacientes acometidos pela covid-19 se estabilizou, mas em um patamar elevado. Na manhã desta sexta-feira (28/5), a lotação nos hospitais públicos é de 92%.

Segundo informa o painel InfoSaúde, de 462 leitos mobilizados, 230 estão cheios, 212 estão bloqueados e apenas 20 estão livres para receber novos infectados.

Dessas vagas, apenas 9 estão disponíveis para os pacientes adultos. Assim, a taxa de ocupação desses leitos está em 96,12%. Em relação aos leitos pediátricos, a lotação é de 70%. A situação só é mais confortável quando observada a ocupação dos leitos neonatais: nenhum recém-nascido está internado.

Lista de espera

O tamanho da lista de espera por um desses leitos de tratamento intensivo também não mudou muito entre quinta e sexta. Ao todo, 13 pacientes com suspeita ou confirmação de covid-19 esperam por uma vaga.

Rede privada

Nos hospitais privados, o quadro também é parecido com o registrado ao longo da semana: 100% dos dois leitos de UTI pediátricos estão ocupados. Já a taxa de ocupação dos leitos adultos é de 89,88%. Desse modo, restam ainda 25 vagas para esse público. A rede privada mobilizou 310 leitos de UTI para os pacientes com covid, dos quais 224 estão ocupados e 61 estão bloqueados.

Hospital de Samambaia

Ainda para esta sexta, está prevista a inauguração do Hospital acoplado de Samambaia, que deve começar a receber os pacientes a partir da próxima segunda-feira (31/5), e tem capacidade para 102 leitos.


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação