DF tem mais mortos que 180 países
O Distrito Federal tem 8.600 mortos por covid-19. Segundo dados da Secretaria de Saúde, houve até agora 403,1 mil casos confirmados — mas sabe-se que esse número pode estar subestimado— e 386,3 mil pacientes recuperados. Nesse quesito, estamos na frente de países como Israel (6.407), Líbano (7.711), Arábia Saudita (7.320) e outros 180 países.
Adeus para o pai e a avó
O deputado Leandro Grass (Rede) perdeu o pai, Célio Peixoto, e a avó materna, Angelina Grass, na mesma semana. O pai, que morreu em decorrência de uma inflamação no esôfago e pulmões, foi enterrado ontem em meio a homenagens dos amigos. Nas redes sociais, o distrital escreveu para o pai: “Ontem saí para me despedir da minha avó materna e hoje não consegui chegar a tempo de ver seu coração bater a última vez antes de parar, depois de semanas juntos na esperança de voltar para casa”. Leandro viajou para o Sul e de lá soube que Célio não resistiu a uma doença provavelmente autoimune. Tempos difíceis para todos.
A pergunta que não quer calar….
O que os ministros do STF diriam se um juiz de primeira instância anulasse uma delação premiada em que é acusado pelo delator de vender decisões judiciais?
Trocando as bolas
O Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais espalhou outdoors pela cidade para pressionar os deputados a votarem contra a PEC da Reforma Administrativa. Mais do que a reivindicação, o que tem chamado a atenção é a confusão com os nomes e imagens. A deputada federal Paula Belmonte (Cidadania-DF) aparece com o nome da deputada Celina Leão (PP-DF). Paula admite sua posição. “Não sei se a intenção era mostrar minha imagem ou a da Celina. Mas o que importa é que defendo o fim dos penduricalhos e pagamentos acima do teto. Todos deveriam ser a favor, inclusive os sindicatos”, disse a deputada.
Missa para Mirta
O ex-deputado Alberto Fraga está devastado pela perda da mulher, Mirta Brasil Fraga, para a covid-19. Sempre eloquente, ele está em silêncio. Semanas antes da morte, quando a situação da esposa se agravou, Fraga se fechou e passou a evitar conversar sobre qualquer prognóstico. Hoje será celebrada a missa de 7° dia, às 18h, na Paróquia Nossa Senhora do Lago, com transmissão pelo canal da paróquia no YouTube.
Siga o dinheiro
R$ 2.195.256,45
Valor estimado em pregão eletrônico para contratação de empresa para fornecimento de fechaduras e cadeados para os órgãos do GDF.
Atenção para vítimas de Aracaju
A ministra-chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República, Flávia Arruda, pediu que o Secretário Especial de Assuntos Federativos, Érick Moura de Medeiros, entrasse em contato com o prefeito de Aracaju para viabilizar o apoio necessário às vítimas do incêndio no Hospital Municipal Zona Norte Doutor Nestor Piva. A ministra solicitou prioridade na interlocução com o Ministério da Saúde para a reestruturação da ala mais afetada do incêndio, a que atende pacientes acometidos pela covid-19. Além disso, convidou o prefeito Edvaldo Nogueira para uma agenda em Brasília na semana que vem a fim de melhor entender as necessidades da Frente Nacional dos Prefeitos e do município de Aracaju.
Sem memória
Continua o embate entre o advogado Evandro Pertence e o grupo que atualmente se encontra no comando da OAB-DF. Depois que a presidente da Comissão de Diversidade Sexual da OAB/DF, Cíntia Cecílio, divulgou uma nota para rebater declarações do advogado em entrevista à coluna, ele reagiu. "A atual gestão da OAB faz um evento on-line para tratar de um caso marcante da Comissão de Direitos Humanos no qual atuei como advogado por sua delegação. Processo tão inovador e ousado que, há coisa de 20 anos, com base no direito à identidade, devolveu a Cabo Maria Luíza, uma pessoa trans, às Forças Armadas. Fui convidado por um dos membros da mesa e depois expulso da sala. Fico imaginando se o evento fosse presencial e eu, advogado da causa que fui, ou pelo meu histórico na OAB, fosse convidado por um dos membros para o debate. Parece que essa gestão entende que seria legítimo chamar um segurança para me retirar do ambiente. Repito: nunca vi, nem vivi isso. Essa gestão não tem memória nem respeito para com o advogado".
Só papos
“Bolsonaro não fechou comércios. Bolsonaro não decretou lockdown. Bolsonaro não fez toque de recolher e também não destruiu empregos”
Deputada Carla Zambelli (PSL-SP)
“Destruiu vidas. Foi isso que fez Bolsonaro. Destruiu vidas. Destruidor de vidas. Genocida”
Governador de São Paulo, João Doria (PSDB)
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.