Obituário

Arquiteto Carlos Magalhães, genro de Niemeyer, morre aos 88 anos em Brasília

O arquiteto foi responsável por conduzir importantes obras na cidade como o Cine Brasília e os anexos dos Ministérios

Sarah Paes - Especial para o Correio
postado em 29/05/2021 17:24 / atualizado em 29/05/2021 18:33
 (crédito: -)
(crédito: -)

O arquiteto Carlos Magalhães morreu, aos 88 anos, neste sábado. Um dos mais importantes profissionais da área do país, ele foi genro de Oscar Niemeyer e era ex-marido de Anna Maria, única filha de Oscar. 

A informação foi confirmada por Ana Lúcia Niemeyer, enteada de Carlos. “Tenho muitas lembranças boas com ele. Carlos foi meu padrasto, mas o considero meu pai, até o chamava de pai. Vou sempre me lembrar de sua braveza, mas, ao mesmo tempo, também que sempre foi muito carinhoso comigo”.

Segundo Ana Lúcia, Carlos faleceu em decorrência do estouro de uma hérnia. “Há uns 8 meses, ele caiu e quebrou o ombro, ficou internado e chegou até a pegar covid-19, mas se recuperou e voltou pra casa. Agora, há uns dois dias atrás deu esse problema na hérnia e ele não aguentou.”

Carlos chegou a Brasília em 1959, após a construção da capital, o arquiteto foi responsável por conduzir importantes obras da cidade, como o Cine Brasília e os anexos dos Ministérios. Morou quase a vida toda na cidade que ajudou a construir e fazia questão de defendê-la. “Meu padrasto deixou um legado importante de luta desta cidade. Ele lutou bravamente por Brasília até o fim”, conta a neta de Oscar Niemeyer.

O governador Ibaneis Rocha emitiu uma nota de pesar sobre a perda. "A morte do arquiteto Carlos Magalhães deixa a todos nós que amamos Brasília uma sensação de orfandade. Sua intransigente defesa das características originais de nossa capital deve seguir inspirando a todos que olham para o futuro, com respeito ao passado e ao trabalho dos nossos pais fundadores. É com pesar que externo minhas condolências à família e amigos neste momento de dor, esperando que seu exemplo seja seguido pelas novas gerações".

Até a última atualização deste texto, a família ainda não tinha informações do enterro.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação