União

Casamento comunitário no DF une 38 casais e conta com presença de Michelle Bolsonaro

Cerimônia foi realizada pela Sejus, no Museu Nacional, com casais selecionados por critérios socioeconômicos

Alan Rios/Especial para o Correio
postado em 30/05/2021 23:05 / atualizado em 31/05/2021 10:04
 (crédito:  Jhonatan Vieira/Sejus-DF)
(crédito: Jhonatan Vieira/Sejus-DF)

O dia do “sim” e da troca de alianças é um dos momentos mais emblemáticos para a vida dos casais, e este domingo (30/5) marcou a história de 38 noivos e noivas no Distrito Federal. O Museu Nacional recebeu nesta tarde o Casamento Comunitário promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania (SEJUS), com direito à estrutura de gala e presença da primeira-dama Michelle Bolsonaro.

A cerimônia foi realizada para brasilienses selecionados por critérios socioeconômicos, seguindo protocolos de enfrentamento à covid-19. Os noivos foram divididos em pequenos grupos, para evitar aglomerações, e se encontraram apenas na hora da celebração. Cada casal convidou quatro testemunhas, que foram acomodadas ao lado externo do Museu, acompanhando o evento por televisões instaladas para a transmissão em tempo real.

A secretária da Sejus, Marcela Passamani, afirmou que o dia foi inesquecível para todos. “ O Casamento Comunitário é emoção, celebração do afeto, beleza. E mais do que isso! É uma política pública de garantia de direitos, cuidado e fortalecimento da família", disse. Ela destacou que esse é o principal compromisso da Sejus: cuidar das famílias do DF, com nossos programas e ações. "O nosso governador Ibaneis Rocha acredita tanto no Casamento Comunitário que o transformou em um programa permanente de governo. Isso significa que vamos continuar realizando sonhos, unindo famílias, cuidando de quem precisa de nós”, concluiu.

O Museu da República foi todo decorado e iluminado para a união matrimonial, com auxílio do trabalho de voluntários, empresas e instituições parceiras. Ainda foram sorteados brindes como uma noite de núpcias, jantares, dia de spa e massagens. O resultado das ações foi visto no semblante emocionado dos casais, como a noiva Verlania Rodrigues dos Santos, 52 anos.

Casada há 26 anos com Valdecir Moreira dos Santos, ela pôde ter a festa que sempre quis, com a pessoa que sempre sonhou. “Não tenho dúvidas de que somos almas gêmeas. Eu saio hoje daqui casada com o amor da minha vida e muito mais feliz do que quando cheguei!”, exclamou.

Michelle Bolsonaro discursou lembrando que os casais estavam legalmente afirmando a vontade de construir e cuidar de uma família. “Que esta mesma família seja a base de suas vidas. Desejo fé, companheirismo, resiliência e muito amor.”

Os brasilienses interessados em participar do programa devem acompanhar o site ou as redes sociais da Sejus. Os critérios de convocação também devem ser publicados no Diário Oficial do DF.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação