Nesta segunda-feira (31/5), mais de 2 mil presos lotados no Centro de Internamento e Reeducação (CIR), do Complexo Penitenciário da Papuda, foram transferidos ao Centro de Detenção Provisória (CDP). A mudança foi determinada pela juíza titular da Vara de Execuções Penais (VEP), Leila Cury, em decisão assinada em 14 de dezembro do ano passado e cumprida pela Secretaria de Administração Penitenciária (Seape-DF).
Inaugurado em 1979, o CIR é um dos presídios mais antigos da Papuda e foi classificado pela juíza como um local “deplorável”, “absurdo” e “inaceitável”. No total, 2.461 internos que cumprem pena em regime semiaberto foram recolocados no CDP I. Em 6 de maio, Leila Cury determinou a desativação total do CIR. A justificativa era de que a unidade prisional apresentava problemas estruturais e comprometia a segurança dos detentos e profissionais.
Antes de receber os custodiados do CIR, o CDP I era ocupado por presos provisórios – transferidos, na última semana, para a Unidade de Detenção Provisória Desembargador George Lopes Leite, recém-inaugurada. “A data de hoje deve ser bastante comemorada por todos os atores envolvidos na execução penal e pela sociedade como um todo. Conseguimos desativar uma das unidades penais mais antigas do DF e, ao mesmo tempo, resolver o problema da superlotação no semiaberto na Papuda”, frisou o secretário da Seape-DF, o delegado aposentado Geraldo Luiz Nugoli.
Além disso, cerca de 1 mil reeducandos do semiaberto que cumprem pena nas Penitenciárias I e II do DF, voltadas para a custódia de detentos do regime fechado, também irão para o novo CIR. Com isso, todos os custodiados do regime semiaberto ficarão reunidos em um só lugar.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.