Eu, estudante

Jovem é aprovada em medicina cinco vezes

» JÉSSICA GOTLIB
postado em 05/06/2021 00:02
 (crédito: Arquivo pessoal)
(crédito: Arquivo pessoal)

Uma jovem brasiliense ganhou destaque nesta semana, após descobrir que passou para o curso de medicina em cinco instituições superiores de ensino. Giovanna Sabino, 18 anos, recebeu a notícia sobre a quinta aprovação pelo site Acesso UnB — plataforma da Universidade de Brasília que apresenta a lista de estudantes aprovados por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Além da federal fundada por Darcy Ribeiro, Giovanna foi aprovada na Universidade de São Paulo (USP), na Faculdade Albert Einstein (SP), na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). A estudante optou pela USP, mas mira um pouco mais longe: “Quero muito ir para fora do Brasil, pretendo fazer residência e pós-graduação em outro país”, comenta.

Apesar da conquista e da ambição por aprender, Giovanna não esperava passar na primeira tentativa. “Sou muito transparente comigo. Sempre estudei e sempre soube que estava dando o meu melhor, mas, quando comecei a fazer as provas e vi tanta gente que tinha se esforçado tanto quanto eu, entendi que não é apenas uma questão de mérito”, ressalta.

No entanto, a consciência dos obstáculos não desanimou Giovanna. “Antes de passar, eu tinha me decidido pela USP, mas não fui aprovada na segunda etapa da Fuvest (exame que também permite acesso à instituição de ensino). Fiquei sabendo disso um mês antes de ter o resultado do Enem, no qual fui aprovada. Tinha me preparado para estudar o tempo que fosse necessário, até passar”, completa.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação