Capital S/A

Samanta Sallum
postado em 17/06/2021 22:39
 (crédito: Divulgação)
(crédito: Divulgação)

"Dou valor às coisas, não por aquilo que valem, mas por aquilo que significam"
Gabriel García Márquez


Conplan aprova novas regras para puxadinhos no comércio

Uma das principais mudanças trazidas pelo novo projeto, e considerada grande avanço pelos setores envolvidos, é a alteração na cobrança pelo uso da área pública. Atualmente, a lei exige que seja paga pela metragem da área construída. Mas agora será calculada de uma nova forma. O comerciante só vai pagar pela área de superfície. O valor do preço poderá ser parcelado. Atualmente, há casos em que o empresário paga pela ocupação um valor mais alto que o IPTU de toda a loja.

 

Análise dos distritais

O texto aprovado, ontem, no Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal (Conplan) atualiza a legislação para disciplinar as ocupações de áreas públicas no comércio da Asa Sul, os “puxadinhos”. A proposta será agora enviada pelo Executivo local à Câmara Legislativa até o fim deste mês. A minuta recebeu 24 votos favoráveis, cinco abstenções e um voto contrário.

 

Metragem permanece

Não há alteração nas áreas passíveis de ocupações já previstas na lei em vigor. As metragens permitidas e o valor a ser pago pela ocupação permanecem os mesmos. “É uma revisão de fluxos e procedimentos, e não uma alteração de parâmetros”, explicou o secretário de Desenvolvimento Urbano, Mateus Oliveira. Atualmente, são permitidos três modelos de puxadinho. A nova regra reduz para apenas um. O novo projeto passou por audiência pública e pela aprovação do Iphan.

 


Segurança jurídica

“A aprovação pelo Conplan é excelente hoje para o setor produtivo e também para toda a sociedade. Traz segurança jurídica para quem empreende”, avalia um dos relatores do projeto no Conplan e vice-presidente da Fecomércio-DF, Ovídio Maia.

 

 Remanejamento de redes

Ele aponta que outro avanço foi o remanejamento das redes de energia, água, telefonia e esgoto em algumas quadras comerciais que passam no fundo das lojas. O poder público vai realizar esse remanejamento e cobrar das pessoas que ocupam o espaço público, ou seja, o exemplo que está sendo feito na W3 e na W2 Sul. E assim o procedimento será padronizado, garantindo o respeito ao urbanismo e ao paisagismo da região, já que ficará a cargo do GDF, e não dos comerciantes.

 
Manual

A Seduh preparou um manual para orientar os empresários. “O Estado tem de estar próximo ao empreendedor, ele não é só um agente fiscalizador. Ele também precisa ser orientador, e para isso precisa haver leis claras, simples e transparentes. Se essa lei for aprovada da forma que está, vai melhorar e muito a regularização do setor”, afirma Ovídio Maia.


Mesa com grife

Dois renomados chefs nacionais são a aposta da La Boutique Café & Casa Hotel, em Caraíva, paraíso no sul da Bahia, que recebe muitos brasilienses e goianos todos os anos. Luciano Muradas e Felipe Rameh fecharam parceria para atender sob demanda na área gourmet. Muradas foi chef oficial da delegação da Alemanha na Copa de 2014, na Bahia, já serviu Julio Iglesias e Michael Jackson. Tem experiência nas cozinhas da França e do Brasil. Rameh já comandou o DOM, de Alex Atala. Ambos têm mais de 20 anos de atuação.
E, a partir da próxima semana, a La Boutique Café Caraíva vai se chamar Nuhatê Casa Hotel Caraíva. Nuhatê, na linguagem Patxhohã, dos pataxós, significa força. O proprietário da pousada é de Brasília, o empresário Leandro Mazinni.


Primeira-dama se une a “shoppings do bem”

A solidariedade foi tema do encontro que ocorreu entre a primeira-dama do Distrito Federal, Mayara Noronha Rocha, com representantes do Taguatinga Shopping e do TGS Solidário — plataforma de voluntariado do DF. A reunião também contou com a presença do superintendente do shopping, Marcos Atayde; da gerente de Marketing, Maíra Garcia; e da coordenadora do TGS Solidário, Amanda Cortez.

 

Toneladas de alimentos

O shopping e outros 12 centros de compras da capital estão em meio à promoção da campanha “Shoppings do Bem”, com o objetivo de arrecadar mais de 10 toneladas de alimentos para projetos que atendem famílias em situação de vulnerabilidade social no DF.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Divulgação
    Divulgação Foto: Divulgação
  • Divulgação
    Divulgação Foto: Divulgação

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação