LINHA DO TEMPO

Caso Lázaro: saiba o que ocorreu em cada um dos dias da megaoperação

Com elogios de autoridades e críticas de especialistas em segurança pública, uma das mais longas perseguições do país chega ao fim

Darcianne Diogo
Samara Schwingel
postado em 29/06/2021 06:00
 (crédito: Carlos Vieira/CB/D.A. Press)
(crédito: Carlos Vieira/CB/D.A. Press)

Durante cerca de 480 horas, 270 servidores de diversas corporações e instituições das forças de segurança do Distrito Federal e de Goiás trabalharam em uma das maiores operações de busca do país. O alvo era Lázaro Barbosa de Sousa, 32 anos, condenado por crimes em Goiás, na Bahia e no DF — onde foi acusado de matar quatro integrantes da família Marques Vidal, em 9 de junho.

As equipes de policiais se concentraram em Cocalzinho (GO). Primeiro, no município; depois, no povoado de Edilândia e no distrito de Girassol, ambos na cidade goiana. Enquanto escapava, Lázaro deixava rastros: fez reféns, roubou armas e, para se esconder, contou com a ajuda do ex-patrão Elmi Caetano Evangelista, 74, preso na semana passada. Agora, o fazendeiro é suspeito de integrar uma quadrilha especializada na prática de vários tipos de delitos.

Na caçada, as forças de segurança contaram com drones, helicópteros, cães farejadores e dezenas de equipes por terra. No entanto, as características geográficas da região impuseram obstáculos aos trabalhos, devido à presença de matas, grotas, vales, relevo acidentado, além da habilidade que o fugitivo tinha para se locomover na natureza.

Ontem, a procura acabou por volta das 9h, após um tiroteio entre Lázaro e policiais, segundo a Secretaria de Segurança Pública de Goiás. O acusado foi atingido por mais de 30 balas. Ao longo dos dias da força-tarefa, especialistas na área de segurança pública questionaram o andamento da caçada, com críticas à espetacularização do caso, à quantidade de policiais deslocados para prender um indivíduo e às possíveis despesas decorrentes da megaoperação. Por outro lado, autoridades comemoraram o encerramento da perseguição, que consideraram bem-sucedida.

» Colaborou Jéssica Eufrásio

Resumo dos principais dias de busca por Lázaro Barbosa de Sousa

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação