Fiscalização

DF Legal vai multar donos de terrenos baldios em até 3% do valor do imóvel

Medida visa evitar proliferação de focos do mosquito aedes aegypti e outros vetores de doenças nessas propriedades

Correio Braziliense
postado em 05/07/2021 11:05 / atualizado em 05/07/2021 11:05
 (crédito: Divulgação/ GDF)
(crédito: Divulgação/ GDF)

A secretaria DF Legal vai multar os donos de terrenos abandonados quando as áreas não estiverem cercadas e quando houver lixo e entulho acumulados nessas propriedades. O valor inicial da multa é de R$ 3 mil, mas pode chegar a 3% do valor venal do imóvel.

A medida pretende evitar que haja o acúmulo de entulhos ou resíduos vegetais nesses terrenos baldios, que podem ser foco de proliferação do mosquito aedes aegypti, transmissor de dengue, zika vírus, febre amarela e chikungunya.

Há ainda a preocupação com outros vetores de doenças, como roedores. A orientação da pasta é que esses terrenos sejam limpos semanalmente.

O ato de fiscalização, além de estar descrito em uma lei da década de 1990, foi reforçado com a sanção da lei nº 6865/21 pelo governador Ibaneis Rocha (MDB). O texto determina que as áreas devem ser zeladas, sejam elas construídas ou não.

Os proprietários notificados pelos fiscais têm 15 dias para regularizar a situação do terreno, antes que a multa seja aplicada.

 




Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação