Sistema prisional

Saidão: 18 presos não retornaram para a Papuda e são considerados foragidos

A saída temporária é um benefício concedido pela juíza titular da Vara de Execuções Penais (VEP), Leila Cury, e segue um calendário elaborado pela própria Justiça.

Darcianne Diogo
postado em 07/07/2021 21:42
 (crédito: Seape-DF/Divulgação)
(crédito: Seape-DF/Divulgação)

Dos 2.009 presos liberados no saidão de terça-feira passada (2/7), 18 detentos não retornaram às respectivas unidades prisionais nessa terça-feira (6/7), segundo informou a Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal (SSP-DF).

A saída temporária é um benefício concedido pela juíza titular da Vara de Execuções Penais (VEP), Leila Cury, e segue um calendário elaborado pela própria Justiça. O saidão contempla presos que cumprem pena no regime semiaberto e que têm autorização de trabalho externo ou saídas temporárias. Nesse ano, a VEP-DF estabeleceu, por meio da portaria, nove saídas temporárias este ano, totalizando 35 dias.

A saída de 2 de julho beneficiou 2.009 presos do Centro de Progressão Penitenciária (CPP), dos presídios situados no Complexo Penitenciário da Papuda e da Penitenciária Feminina do DF (PFDF). Segundo a Seape-DF, aquele que não retornar no dia e no horário previstos é considerado foragido e poderá perder o direito ao regime semiaberto.

Drogas no estômago

Em operação conjunta, policiais civis da 3ª Delegacia de Polícia (Cruzeiro) e policiais penais flagraram, nesta terça-feira, três detentos tentando entrar com mais de 50 porções de maconha e cocaína no CPP. As drogas estavam no estômago dos internos.

Segundo as investigações, um dos presos estava com 34 porções de droga no estômago; um segundo interno tinha 12; e o terceiro estava com oito porções. Após serem detidos, os três foram conduzidos à 3ª DP para as providências necessárias. Os presos já têm passagens por roubo qualificado e, agora, devem responder por tráfico de drogas.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação