SAÚDE

GDF pretende ampliar vacinação para público a partir de 30 anos

Pelo twitter, Ibaneis Rocha (MDB) afirmou que Distrito Federal deve receber 150 mil doses de vacinas na próxima semana

O governador Ibaneis Rocha (MDB) anunciou na manhã desta sexta-feira (30/7) que a campanha de vacinação contra a covid-19 deve ser ampliada na próxima semana para o público a partir de 30 anos. Segundo o chefe do executivo, o Ministério da Saúde teria confirmado o envio de uma nova remessa de vacinas para o Distrito Federal.

"Recebemos uma notícia do Ministério da Saúde que teremos a entrega ainda nesse final de semana de mais 150 mil doses de vacinas, o que deve nos fazer chegar à faixa dos 30 anos", declarou Ibaneis.

"Ficaram de confirmar por meio de um documento que será encaminhado à secretaria de Saúde ainda hoje", completou. Ele ainda lembrou a ação judicial que tramita no Superior Tribunal de Justiça (STJ), em que o DF reclama a reposição de 292 mil doses extras de vacinas ao DF. Nessa quinta (29/7), o secretário de Saúde Osnei Okumoto já havia dito que a pasta confirmou o repasse dos lotes.

Desde essa quinta, a secretaria de Saúde passou a imunizar os brasilienses a partir de 35 anos. Naquele primeiro dia, o público compareceu em peso nos postos, e pela manhã houve registro de longas filas em diversos pontos, como na Asa Sul. Ao todo, 34,7 mil pessoas foram vacinadas com a 1ª dose.

Nesta semana, o DF recebeu 55.800 doses de CoronaVac e 30.420 da Pfizer. A quantidade foi dividida: metade destinada para a primeira dose (D1) e a outra metade para a segunda (D2).