CORONAVÍRUS

Vacinação de adultos com 30 anos ou mais começa nesta terça no DF; veja locais

Secretaria de Saúde vacina novo grupo a partir de hoje, em 79 postos de atendimento e sem marcação. Além desse público, 3 mil adolescentes de 12 a 17 anos com síndrome de Down e autismo receberão a primeira dose. Cadastramento para eles começa amanhã

Edis Henrique Peres
postado em 03/08/2021 06:00 / atualizado em 03/08/2021 18:07
 (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press                    )
(crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press )

O Distrito Federal separou 170 mil doses de vacinas contra a covid-19 para pessoas com 30 anos ou mais. A imunização desse público começa nesta terça-feira (3/8), às 8h e às 9h — nos pontos drive-thru —, em 79 postos de atendimento (leia lista abaixo). Até lá, o Executivo local aguarda a chegada de mais 292 mil, destinadas à ampliação da campanha para pessoas a partir dos 25 anos. No entanto, a confirmação do início das aplicações dependerá da aterrissagem do avião com os frascos em solo brasiliense. Nesta quarta-feira (4/8), a partir das 14h, a Secretaria de Saúde abrirá o agendamento para 3 mil pessoas de 12 a 17 anos com síndrome de Down ou autismo.

Em coletiva nessa segunda-feira (2/8), no Palácio do Buriti, o secretário da Casa Civil do DF, Gustavo Rocha, afirmou que os dois novos públicos — pessoas com mais de 30 anos, crianças e adolescentes com autismo ou Down — devem ser vacinados até sexta-feira (6/8). A SES-DF também disponibilizou a lista de pontos onde haverá aplicação do reforço, com as respectivas marcas disponíveis nesses locais, para que a população possa encontrar a vacina que recebeu no atendimento anterior. “Divulgamos não porque as pessoas estavam escolhendo, mas porque elas precisam se imunizar com a dose do mesmo laboratório da primeira aplicação”, afirmou o chefe da pasta.

No caso dos autistas e das pessoas com síndrome de Down, a proposta do agendamento visa diminuir a chance de estresse desse público. “Vamos reduzir a demora na fila e facilitar a imunização. Para os pacientes com Down, não será necessário apresentar relatório que comprove a doença, basta fazer o agendamento e ir ao posto. No caso dos autistas, se o adolescente tiver sido atendido na rede pública (de saúde) nos últimos 12 meses, o cadastro (dele) estará disponível no sistema. Caso não tenha nenhuma consulta nesse período, é preciso apresentar documento que comprove a condição”, destacou Gustavo Rocha.

Sem retorno

Apesar do avanço no ritmo de imunização do DF, há desafios, pois mais da metade da população ainda não recebeu a primeira dose, e apenas 19% tomou a segunda ou a dose única. Além disso, cerca de 18,1 mil pessoas que deveriam receber o reforço no mês passado não voltaram aos pontos de atendimento, segundo dados da SES-DF. Integrantes da pasta acreditam que parte desse público pode ter recebido a segunda dose em outra unidade da Federação ou estava doente na data prevista. Vale lembrar que apenas um esquema vacinal completo gera proteção contra a covid-19.

Na categoria dos profissionais de educação e entre pessoas com comorbidades, o problema se repete: no primeiro grupo, 1.120 pessoas não haviam tomado nem uma dose até o último fim de semana, de um total de 1,9 mil previstos na repescagem; para a parcela com alguma condição de saúde, a SES-DF destinou mais 1 mil vacinas, mas só 360 pacientes agendaram, e, desses, 309 procuraram algum ponto de atendimento.

Se, por um lado, alguns não buscam o reforço da vacina, outros vão atrás de uma terceira aplicação. Em face disso, o infectologista Werciley Júnior alerta que é necessário respeitar a orientação de aplicação prevista para cada imunizante. “É preciso desmistificar a questão de uma possível terceira dose, pois, até o momento, não há indicação formal sobre a necessidade dela. Ao mesmo tempo, também devemos ressaltar que as pessoas devem tomar as duas doses — exceto no caso da Janssen —, porque, só assim, o ciclo de proteção estará completo”, reforça o médico.

Flexibilização

Enquanto os desafios permanecem, e a variante Delta circula, o governador Ibaneis Rocha (MDB) assinará um decreto, a ser publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta terça-feira (3/8), para flexibilizar mais atividades. O documento permitirá a realização de eventos gastronômicos e cívicos, além de feiras e exposições culturais. Missas, cultos e demais ritos religiosos continuarão liberados, com diminuição do distanciamento mínimo entre os participantes de 1,5 para 1 metro. Shows permanecem proibidos.

Em relação aos eventos esportivos profissionais com público em estádios, o teste RT-PCR continua obrigatório. No entanto, o prazo máximo de realização do exame mudou de dois para três dias de antecedência. Além disso, pessoas com menos de 18 e gestantes — antes proibidas de participar — estão liberadas, desde que apresentem laudo negativo para covid-19 ou comprovação de vacinação contra a doença com duas doses. Outra norma que sairá no decreto prevê o aumento da capacidade máxima de espectadores: de 25%, subirá para 30%.

Quantia subestimada

Em 22 de julho, o Governo do Distrito Federal (GDF) acionou o Superior Tribunal de Justiça (STJ) para pedir o envio de 292.055 doses a mais de vacinas contra a covid-19 para a capital do país. O Executivo local defendeu que o Ministério da Saúde enviou, em diversas ocasiões, um número subestimando de imunizantes e desconsiderou o atendimento a moradores do Entorno. Em relação às categorias profissionais, a pasta repassou remessas em menor quantidade do que o previsto. No sábado (31/7), o governador Ibaneis Rocha (MDB) anunciou que o ministério acatou o pedido, sem decisão da Corte. A liberação ocorrerá em etapas.

Monitoramento da Delta

Em coletiva de imprensa nessa terça-feira (3/8), o chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha, explicou que o Distrito Federal tem 57 casos confirmados de infectados pela variante Delta — identificada primeiro na Índia. Outros 109 casos estão sob investigação. Até terça-feira (3/8), quatro pessoas haviam morrido devido à infecção pela cepa. 

O secretário de Saúde, Osnei Okumoto, afirmou que o grande número de casos da variante por grupo de 100 mil habitantes na capital federal se deve à “rapidez” da liberação dos resultados de sequenciamentos feitos no DF. “Como tivemos a iniciativa de diminuir o tempo dos exames (que eram feitos) a cada 15 dias para menos de sete, conseguimos identificar o vírus mais rápido, diferentemente de outras unidades da Federação, que enviam (os exames) para laboratórios de outras regiões”, declarou.

Osnei destacou, também, que a pasta pretende instalar um equipamento de maior capacidade, para monitorar o avanço das variantes com mais precisão. Devido a esse contágio por novas cepas, o infectologista Hemerson Luz destaca que é fundamental imunizar a população de maneira célere. “Assim, conseguiremos deter a progressão da Delta, que tem a característica de enganar o sistema imunológico de pessoas que receberam apenas uma dose ou pessoas que tiveram a covid-19, mas não foram vacinadas”, comenta. “Além disso, os jovens costumam ter quadros mais leves da doença, mas são disseminadores do vírus. Por isso, a importância de eles também serem imunizados, para impedir a circulação da covid-19, pois, quanto mais ela circula, maior a possibilidade de surgirem novas mutações.”

Endereços

Vacinação ocorre das 8h às 17h, nos postos para pedestres, e das 9h às 17h, nos pontos drive-thru

Águas Claras
Unieuro (1ª dose) — Drive-thru

Asa Norte
UBS 1 (1ª e 2ª doses) — Pedestre
UBS 2 (1ª e 2ª doses) — Pedestre

Asa Sul
Estacionamento 13 do Parque da Cidade (1ª e 2ª doses) — Drive-thru
UBS 1 (1ª e 2ª doses) — Pedestre

Brazlândia
UBS 1 (1ª e 2ª doses) — Pedestre

Candangolândia
UBS 1 (1ª e 2ª doses) — Pedestre

Ceilândia
UBS 1 (1ª e 2ª doses) — Pedestre
UBS 3 (1ª e 2ª doses) — Pedestre
UBS 5 (1ª e 2ª doses) — Pedestre
UBS 6 (1ª e 2ª doses) — Pedestre
UBS 7 (1ª e 2ª doses) — Pedestre
UBS 10 (1ª e 2ª doses) — Pedestre
UBS 11 (1ª e 2ª doses) — Pedestre
UBS 12 (1ª e 2ª doses) — Pedestre
UBS 16 (1ª e 2ª doses) — Pedestre
UBS 17 (1ª e 2ª doses) — Pedestre
Praça dos Direitos (1ª dose) — Pedestre

Cruzeiro
UBS 2 (1ª e 2ª doses)— Pedestre

Estrutural
UBS 1 (1ª e 2ª doses) — Pedestre
UBS 2 (1ª e 2ª doses) — Pedestre

Fercal
Administração Regional da Fercal (1ª e 2ª doses) — Pedestre

Gama
Sesi (1ª e 2ª doses) — Drive-thru
UBS 1 (1ª e 2ª doses) — Pedestre
UBS 2 (1ª e 2ª doses) — Pedestre
UBS 3 (1ª e 2ª doses) — Pedestre
UBS 4 (1ª e 2ª doses) — Pedestre
UBS 5 (1ª e 2ª doses) — Pedestre
UBS 6 (1ª e 2ª doses) — Pedestre

Guará
UBS 1 (1ª e 2ª doses) — Pedestre
UBS 2 (1ª e 2ª doses) — Pedestre
UBS 3 (1ª e 2ª doses) — Pedestre

Itapoã
Praça dos Direitos (1ª dose) — Pedestre
UBS 2 (2ª dose) — Pedestre

Lago Norte
UBS 1 (1ª e 2ª doses) — Pedestre
UBS 1 do Varjão (1ª e 2ª doses) — Pedestres
Shopping Iguatemi (1ª e 2ª dose) — Drive-thru

Lago Sul
Associação Médica de Brasília (1ª e 2ª doses) — Pedestre
Centro de Prática Sustentáveis do Jardim Botânico (1ª e 2ª dose) — Drive-thru

Núcleo Bandeirante
UBS 1 do (1ª e 2ª doses) — Pedestre

Paranoá
Quadra ao lado da administração regional (1ª dose) — Pedestre
UBS 1 (2ª dose) — Pedestre

Planaltina
Centro Olímpico de Planaltina (1ª dose e 2ª dose) — Pedestre
UBS 2 (1ª dose) — Pedestre
UBS 5 (1ª e 2ª doses) — Pedestre e drive-thru
UBS 4 (1ª dose) — Pedestre

Recanto das Emas
Espaço CEU das Artes (2ª dose) — Pedestre
UBS 2 (2ª dose) — Pedestre
UBS 3 (1ª dose) — Pedestre
UBS 4 (1ª dose) — Pedestre
UBS 8 (1ª dose) — Pedestre

Riacho Fundo 1
UBS 1 (1ª e 2ª doses) — Pedestre

Riacho Fundo 2
UBS 1 (1ª e 2ª doses) — Pedestre

Samambaia
UBS 2 (1ª dose) — Pedestre
UBS 4 (2ª dose) — Pedestre
UBS 5 (1ª dose) — Pedestre
UBS 7 (1ª dose) — Pedestre
UBS 11 (1ª dose) — Pedestre
UBS 12 (2ª dose) — Pedestre

Santa Maria
UBS 1 (1ª e 2ª doses) — Pedestre
UBS 2 (1ª e 2ª doses) — Pedestre

São Sebastião
Ginásio Poliesportivo São Bartolomeu (1ª dose) — Pedestre
UBS 1 do Jardins Mangueiral (1ª e 2ª doses) — Pedestre
UBS 2 (2ª dose) — Pedestre

Setor Militar Urbano
Praça dos Cristais (2ª dose) — Drive-thru

Sobradinho 1
UBS 1 (1ª e 2ª doses) — Pedestre e drive-thru
UBS 3 (1ª dose) — Pedestre

Sobradinho 2
Regional de Ensino (1ª e 2ª doses) — Pedestre e drive-thru
UBS 1 (1ª dose) — Pedestre

Taguatinga
UBS 1 (1ª dose) — Pedestre
UBS 2 (1ª dose) — Pedestre
UBS 3 (2ª dose) — Pedestre
UBS 5 (1ª dose) — Pedestre
UBS 7 (1ª dose) — Pedestre
UBS 8 (1ª dose) — Pedestre

Vicente Pires
UBS 1 (1ª dose) — Pedestre

Vila Planalto
UBS 3 (1ª e 2ª doses) — Pedestre

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação