Campanha

Famílias aproveitaram o fim de semana nos postos de vacinação

Segundo a Secretaria de Saúde, até o momento, 1.789.948 pessoas tomaram a primeira dose da vacina no DF. Amanhã começa a imunização a partir dos 18 anos

Correio Braziliense
postado em 16/08/2021 06:00
 (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press                     )
(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press )

A manhã de domingo ganhou outro significado para os que aguardavam pela vacina contra a covid-19. Muitas famílias saíram cedo rumo a um dos 54 pontos de imunização espalhados pelo Distrito Federal.
Com termômetros marcando, em média 29°C, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o domingo ensolarado teve uma pitada de esperança para os novos vacinados.

O publicitário Victor da Silva, 22 anos, estava com o pai — que já completou o esquema vacinal — no posto de vacinação do Taguaparque. Para ele, é uma vitória ser imunizado. “Tenho síndrome do pânico, e já faz um bom tempo que não saía de casa, há uns dois anos. Agora, vim me vacinar e juntei o prazer de sair de casa com tomar a primeira dose da vacina. Foi espetacular”, comemora.

Para um dia tão importante, Victor — que mora em Taguatinga, foi caracterizado com uma máscara de extraterrestre, divertindo a todos. “Tenho uma página no Instagram (ET Roqueiro) e faço memes sobre rock. A máscara caracteriza o personagem nas lives e da página”, conta.

Vacina para 18 anos

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), confirmou que a vacinação para jovens com 18 anos ou mais começará amanhã, terça-feira. A informação foi divulgada nas redes sociais pelo chefe do Executivo na manhã de sábado. “Novidades na nossa vacinação avançada. Com a chegada de mais doses, vamos iniciar a vacinação contra a covid-19 para jovens de 18+ a partir de terça-feira. Preparem os braços”, publicou.

Os adolescentes entre 12 e 17 anos sem comorbidades devem ser os próximos na fila da vacinação contra a covid-19 no Distrito Federal, segundo o governador. No entanto, o GDF ainda não deu previsão de início da imunização. “Daí para frente, vamos fazer um cronograma de vacinação do público entre 12 e 17 anos sem comorbidades. Mas isso vai depender da chegada de novas doses de vacinas”, destacou o chefe do Executivo.

Balanço

Desde que a campanha de vacinação contra o novo coronavírus começou, no Distrito Federal, foram vacinadas 1.789.948 com a primeira dose da vacina. Segundo dados do vacinômetro da Secretaria de Saúde da capital, atualizados na noite de ontem, 636.777 pessoas completaram o esquema vacinal e 54.442 receberam a dose única do imunizante.

Segunda dose da AstraZeneca

Com a baixa oferta de novas doses da AstraZeneca contra a covid-19, do Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, muitas unidades da Federação podem ficar sem o imunizante nos meses de agosto e setembro. Procurada pelo Correio, a Secretaria de Saúde do DF afirmou, em nota, que o quantitativo de doses e as referidas marcas das vacinas, chegam no DF por determinação nacional.
Sobre a falta de vacinas da Astrazeneca, para quem precisa da segunda dose, a pasta informou que “se há pessoas que tomaram a vacina Astrazeneca nos meses de maio e junho, é natural que se tenha as vacinas no estoque da Rede de frio, pois o intervalo da mesma é de três meses”, concluiu o comunicado.

Onde se vacinar

Horários
Pedestres: 8h às 17h
Drive-thrus: 9h às 17h
Noturnos: 18h às 22h*

O que levar
Documento de identificação para comprovar a idade

Pontos de vacinação

Águas Claras
Unieuro (1ª dose) — Drive-thru

Asa Norte
UBS 1 (1ª e 2ª doses) — Pedestre
UBS 2 (1ª e 2ª doses) — Pedestre

Asa Sul
Estacionamento 13 do Parque da Cidade (1ª e 2ª doses) — Drive-thru
UBS 1 (1ª e 2ª doses) — Pedestre
Associação Médica de Brasília (AMBr) — pedestre

Brazlândia
UBS 1 (1ª e 2ª doses) — Pedestre*

Candangolândia
UBS 1 (1ª e 2ª doses) — Pedestre


Ceilândia
UBS 1 (1ª e 2ª doses) — Pedestre
UBS 3 (1ª e 2ª doses) — Pedestre*
UBS 5 (1ª e 2ª doses) — Pedestre
UBS 6 (1ª e 2ª doses) — Pedestre
UBS 7 (1ª e 2ª doses) — Pedestre*
UBS 12 (1ª e 2ª doses) — Pedestre
UBS 16 (1ª e 2ª doses) — Pedestre
UBS 17 (1ª e 2ª doses) — Pedestre
Praça dos Direitos (1ª dose) — Pedestre

Cruzeiro
UBS 1 (1ª e 2ª doses)— Pedestre

Estrutural
UBS 1 (1ª e 2ª dose) — Pedestre

Planaltina
Centro Olímpico de Planaltina (1ª dose e 2ª dose) — Pedestre
UBS 4 (1ª e 2ª doses) — Pedestre

Recanto das Emas
Espaço Céu das Artes - (2ª dose) — Pedestre
UBS 2 (2ª dose) — Pedestre
UBS 3 (1ª dose) — Pedestre
UBS 4 (1ª dose) — Pedestre
UBS 8 (1ª dose) — Pedestre

Riacho Fundo 1
UBS 1 (1ª e 2ª doses) — Pedestre

Riacho Fundo 2
UBS 1 (1ª e 2ª doses) — Pedestre

Samambaia
UBS 2 (1ª dose) — Pedestre
UBS 4 (2ª dose) — Pedestre
UBS 5 (1ª dose) — Pedestre
UBS 7 (1ª dose) — Pedestre
UBS 8 (1ª dose) — Pedestre
UBS 11 (1ª dose) — Pedestre
UBS 12 (2ª dose) — Pedestre

Santa Maria
UBS 1 (1ª e 2ª doses) — Pedestre
UBS 2 (1ª e 2ª doses) — Pedestre

São Sebastião
Ginásio Poliesportivo São Bartolomeu (1ª dose) — Pedestre
UBS 1 do Jardins Mangueiral (1ª e 2ª doses) — Pedestre
UBS 2 (2ª dose) — Pedestre

Setor Militar Urbano
Praça dos Cristais (1ª e 2ª doses) — Drive-thru*

Sobradinho 1
UBS 3 (1ª e 2ª doses) — Pedestre

Sobradinho 2
Regional de Ensino (1ª e 2ª doses) — Pedestre e drive-thru

Taguatinga
UBS 1 (1ª dose) — Pedestre
UBS 2 (1ª dose) — Pedestre
UBS 3 (2ª dose) — Pedestre
UBS 5 (1ª dose) — Pedestre*
UBS 7 (1ª dose) — Pedestre
UBS 8 (1ª dose) — Pedestre

Vicente Pires
UBS 1 (1ª dose) — Pedestre

Vila Planalto
UBS 3 (1ª e 2ª doses) — Pedestre

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Ceilândia tem o maior contágio

Ontem, foram registradas 16 mortes em decorrência da covid-19 e 498 casos novos casos. Com as ocorrências, a capital acumula 459.593 infecções e 9.818 óbitos. Os dados são do boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde do DF.
Entre as vítimas, comorbidades foram verificadas em nove pessoas. Os agravantes encontrados foram obesidade, imunossupressão, distúrbios metabólicos, pneumopatia, cardiopatia e outros.
Com relação ao local de residência dos casos, 88,1% moram no DF e 7,1% residem em outras unidades da Federação. A mediana de idade do total de casos confirmados é de 39 anos, e a de óbitos é de 67.
Ceilândia é a região administrativa com o maior número casos, com 50.475.
A taxa de transmissão na capital está em 0,96%, o percentual indica que o ritmo de contágio está sob controle, pois é inferior a 1%, como é recomendado pelas autoridades sanitárias.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação