Solo

MPDFT solicita esclarecimento ao Ibram sobre parcelamento do Quinhão 16

O instituto terá 60 dias para responder os questionamento levantados pelo MPDFT. Localizado no Jardim Botânico, a área está prevista para o parcelamento de 23 lotes com construção de 1,5 mil moradias

Correio Braziliense
postado em 17/08/2021 15:38 / atualizado em 17/08/2021 15:38

O Instituto Brasília Ambiental (Ibram) terá que responder sobre o parcelamento de solo conhecido como Quinhão 16, localizado no Setor Habitacional Jardim Botânico, no prazo de 60 dias. A decisão foi da 5ª Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente (Prodema), que requisitou informações sobre o cumprimento das questões relacionadas à possibilidade de parcelamento da área.

A área de parcelamento de solo Quinhão 16 tem cerca de 104 hectares, divididos em duas poligonais. De acordo com o Governo do Distrito Federal (GDF), estão previstos o parcelamento de 23 lotes e a construção de mais de 1,5 mil domicílios para uma população estimada em mais de 5 mil pessoas. A previsão é de que o empreendimento deverá ser implementado em 15 fases nos próximos 30 anos.

A fim de se inteirar a respeito do cumprimento de Termo de Compromisso que possibilitou a criação da Reserva Particular do Patrimônio Natural referente ao empreendimento, Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) questiona o Ibram sobre a análise do estudo para classificação do grau de relevância das cavidades naturais subterrâneas, a proposta de redução do raio de proteção para 100 metros ao redor dessas estruturas naturais e a sugestão de redução do raio de proteção para 100 metros ao redor da cavidade Toca da Mata da Anta.

Além disso, o MPDFT também solicitou informações sobre os possíveis impactos causados pelo empreendimento no trânsito da região para o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e ao Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran). A Prodema analisa a saturação da malha viária existente na área e alerta que o Relatório de Impacto no Sistema de Trânsito (RIST) ainda não foi analisado pelos órgãos competentes.

Com informações do MPDFT

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação