Serviço

Assoreamento: 2 mil m³ de sedimentos são retirados da Barragem do Torto

O serviço durou seis semanas e foi executado pela Gerência de Manutenção Civil (PMIC). Os sedimentos ameaçavam a estrutura da Barragem do Torto

Correio Braziliense
postado em 23/08/2021 14:45 / atualizado em 23/08/2021 15:45
 (crédito: Fábio Albernaz/Caesb)
(crédito: Fábio Albernaz/Caesb)

A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) realizou o desassoreamento no canal de aproximação do vertedouro da Barragem do Torto. Foram retirados cerca de 2.606 m³ de sedimentos e de vegetação que estavam dificultando o escoamento da água que passa pelo vertedouro e aumentando o nível de água, o que poderia resultar no comprometimento da estrutura da barragem.

Desde a identificação desse problema a Caesb, junto a outras áreas da companhia, se mobilizou para encontrar soluções para desassorear o canal de aproximação do vertedouro. O Instituto Chico Mendes de Conservação de Biodiversidade (ICMBio), gestor do Parque Nacional de Brasília (PNB), autorizou a Caesb a realizar a ação na barragem. O material retirado foi depositado em uma área de exploração de cascalho próxima à Estação Elevatória de Água do Torto.

Foram definidos também a realização deste serviço nos períodos de estiagem e a adoção de medidas de controle para a redução dos impactos ambientais. Segundo a Caesb, o serviço busca manter o abastecimento de água da população e minimizar os riscos à estrutura.

Barragem do Torto

A Captação do Torto foi edificada em 1959. Ela integra os três mananciais que possuem água tratada na Estação de Tratamento de Água (ETA) Brasília, responsável pela produção de aproximadamente 25% da água tratada do DF. Em 2020, do volume tratado pela ETA Brasília, a participação da captação da Barragem do Torto foi de 50%. A vazão média captada no local foi de 1.100 L/s.

*Com informações da Caesb

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação