Operação Daia

Operação da PF mira esquema de pagamento de propina no Dnit

Servidores são suspeitos de receber propina para favorecer uma empresa operadora de portos secos na negociação de um terreno por um valor quatro vezes menor

Hellen Leite
postado em 24/08/2021 07:41 / atualizado em 24/08/2021 13:33
 (crédito: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
(crédito: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Operações do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) estão no alvo da Polícia Federal (PF) nesta terça-feira (24/8). São cumpridos 14 mandados de busca e apreensão no âmbito da Operação Daia no Distrito Federal, São Paulo, Tocantins e Goiás. O objetivo é aprofundar as investigações sobre a atuação de lobistas que favoreciam uma empresa operadora de portos secos.

De acordo com as investigações, a empresa em questão contratou lobistas para viabilizar a aquisição de um terreno do Denit localizado no Distrito Agroindustrial de Anápolis (Daia) por um preço abaixo do valor de mercado. 

Durante a negociação, os lobistas pagaram propina para arregimentar servidores públicos do Dnit, que passaram a cuidar dos interesses da empresa junto à autarquia. Segundo a investigação da PF, a avaliação do terreno foi realizada pelo departamento por R$ 11 milhões, valor quatro vezes menor que o avaliado pelo mercado de R$ 44 milhões.

A investigação contou com a colaboração da Subsecretaria de Conformidade e Integridade do Ministério da Infraestrutura. Os envolvidos responderão pelos crimes de peculato, corrupção ativa e passiva, tráfico de influência e associação criminosa.

Em nota, a assessoria de imprensa do Dnit informou que colabora com a investigação da Polícia Federal. "O Departamento está em permanente contato com os órgãos de controle e reafirma que pauta sua atuação dentro da legalidade e lisura, respeitando todos os princípios éticos da administração pública".

 

 

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação