Vacinação

Dose de reforço pode impactar vacinação de adolescentes, diz secretário

Segundo o chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha, como os dois públicos receberão vacinas da Pfizer/BioNTech, caso seja necessário, a dose de reforço será priorizada

Samara Schwingel
postado em 26/08/2021 16:22 / atualizado em 26/08/2021 16:23
A vacina da Pfizer é a única autorizada pela Anvisa para menores de 18 anos -
A vacina da Pfizer é a única autorizada pela Anvisa para menores de 18 anos -

A dose de reforço da vacina contra a covid-19, conhecida popularmente como terceira dose, pode impactar na vacinação de adolescentes no Distrito Federal. Segundo o secretário da Casa Civil, Gustavo Rocha, idosos e imunossuprimidos — público que deve receber a dose de reforço — terão prioridade para as doses da Pfizer.

Ele explicou que tudo depende do envio de doses por parte do Ministério da Saúde. Por determinação da pasta federal, o público da dose de reforço deve receber,prioritariamente, a vacina da Pfizer.

“Os abaixo de 18 anos não estão incluídos no PNI ainda. Com a chegada de novas doses (da Pfizer) e com a determinação de aplicação das doses de reforço, a priorização será a dose de reforço. Por isso pode ser que afete a vacinação de adolescentes. Mas a Secretaria de Saúde vai unir esforços para que esse impacto seja o mínimo possível”, detalhou Rocha.

Dose de reforço

O Ministério da Saúde vai liberar a aplicação da terceira dose da vacina contra a covid-19 em idosos com mais de 70 anos e imunossuprimidos a partir do dia 15 de setembro. A informação foi adiantada pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, nesta quarta-feira (25/8).

O ministro também informou que, a partir de 15 de setembro, será reduzido o intervalo da aplicação da segunda dose dos imunizantes da Pfizer e da Astrazeneca das atuais 12 semanas para oito semanas.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação