MOBILIDADE

CLDF suspende decisão que prorrogava a vida útil de ônibus na capital

Decreto legislativo foi publicado nesta quinta-feira (9/9) no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF). Medida vale para veículos com vencimento até 31 de dezembro de 2020

Correio Braziliense
postado em 09/09/2021 21:59
 (crédito: Minervino Junior/CB/D.A Press)
(crédito: Minervino Junior/CB/D.A Press)

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) suspendeu a decisão registrada na Ata da 395ª Reunião Ordinária do Conselho de Transporte Público Coletivo do Distrito Federal, que prorrogava a vida útil dos ônibus, com vencimento até 31 de dezembro de 2020, em 10 anos. Atualmente, o prazo é de sete anos. O decreto legislativo foi publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), nesta quinta-feira (9/9). 

De acordo com o texto publicado, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), e o secretário de Transporte e Mobilidade do DF (Semob), Valter Casimiro Silveira, foram notificados para que se abstenham de praticar qualquer ato com base na decisão. 

O decreto legislativo é de autoria do Chico Vigilante (PT), que indagou sobre a prorrogação dos veículos de transporte público além do prazo estabelecido nos contratos de concessão com as empresas prestadoras de serviço. 

O distrital também levou o questionamento para o Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) que, no início do mês, emitiu uma determinação à Semob pedindo explicações sobre as motivações relacionadas ao adiamento na substituição da frota de ônibus que fazem o transporte coletivo na capital.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação