A voz da ancestralidade preta

» Irlam Rocha Lima
postado em 11/09/2021 16:23
 (crédito: Celio Maciel/Divulgação)
(crédito: Celio Maciel/Divulgação)

O Distrito Federal que possui o maior contingente de nordestinos. Ceilândia abriga a Casa do Cantador e hospeda o Maior São João do Cerrado, referências da região do país em que a cultura popular é latente. Mas os ceilandenses se tornaram conhecidos também pela produção de uma outra manifestação artística, o hip hop.
Expressão musical de maior popularidade entre os brasileiros, o samba, igualmente, está bem representado naquela cidade. O ritmo pode ser apreciado no Samba na Comunidade e no Samba da Guariba. Lá, está radicado o carioca Marcelo Café, que tomou Ceilândia como base para o desenvolvimento do seu trabalho.
O cantor e compositor caba de lançar A revolução é preta, o segundo álbum, com 10 faixas — sendo a maioria de sua autoria e algumas compostas com parceiros, explorando variações como samba de roda, samba de gafieira, samba-canção e ijexá. samba soul.
São músicas em que Café busca destacar a estética negra (Preto empoderado e Pixaim), o encantamento com beleza, a força e a fortaleza das mulheres pretas (Negro amor e Monalisa negra), a ancestralidade e a herança africana (Angela Janga e Velho Ijexá). Em outros momentos do disco, o sambista busca dar visibilidade à luta contra o preconceito e o racismo (Senzala) e afirmar a identidade, o orgulho e o empoderamento de negros e negras (Samba cura e A revolução é preta).
Gravado, mixado e masterizado no estúdio Orbis, por Marcos Pagani, entre janeiro e junho deste ano, o disco tem direção musical e arranjos de Edson Arcanjo, que toca violão de seis cordas, de 12 cordas e berimbau. Ele tem ao seu lado no acompanhamento de Marcelo Café, músicos de destaque da cena brasiliense: Pedro Molusco (cavaquinho), Hamilton Pinheiro (baixo), Breno Caselato (bateria), Westonni Rodrigues (trombone), Felipe Silva (trombone), Samuel Daniel (sax), Carlos Pial, Guto Martins, Léo Barbosa, e Sandro Alves (percussão).
Há ainda a participação especial de Breno Alves (pandeiro e vocais) e Dudu 7 Cordas (violão). Nos backing vocals, estão Patrícia Rezende, Layla Jorge, Marta Sampaio e Calebe Tavares. Cristiane Sobral e Dani Gontijo são parceiras de Marcelo Café em Preto empoderado e Velho Ijexá, respectivamente. ““É um falar em forma de canto, que busca contribuir na nossa autoestima, no nosso reconhecimento como agentes de cultura e tecnologias diversas, do orgulho de nossa beleza com nosso cabelo, nossa pele, nosso nariz, nossa boca, nossa descendência africana, e nossa ancestralidade preta.”

Álbum de Marcelo Café
Com 10 faixas, de produção independente. Já disponível nas plataformas digitais.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação