Meio ambiente

Vídeo: Incêndio atinge Vale da Lua e turistas são retirados às pressas

Cerca de 50 homens, entre bombeiros militares, integrantes da brigada de São Jorge e do ICMbio tentam apagar o fogo

Adriana Bernardes
Pedro Marra
postado em 12/09/2021 14:09 / atualizado em 12/09/2021 16:24
 (crédito: Reprodução/Redes sociais)
(crédito: Reprodução/Redes sociais)

O Vale da Lua, um dos principais atrativos do povoado de São Jorge, na Chapada dos Veadeiros, está em chamas neste domingo (12/9). Ao menos 50 pessoas, entre bombeiros militares, integrantes da brigada de São Jorge e servidores do ICMbio, tentam controlar as chamas. O local, amplamente frequentado por turistas, teve que ser evacuado. 

Um guia turístico, que pediu para ter o nome preservado, contou que não houve vítimas. "Até onde eu sei, (o incêndio) só está queimando a mata mesmo. A área de recepção está inteira, aparentemente", disse o rapaz.

Em nota, o Corpo de Bombeiros de Goiás informou que as chamas consomem a vegetação da APA Pouso Alto, zona de amortecimento e externa ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, um santuário da vida silvestre. “Continuamos com intensa atuação no combate aos focos localizados mais ao sul e ao norte da APA Pouso Alto que, após o combate inicial, já foram reduzidos", detalhou.

De acordo com a corporação, por volta das 14h foram localizados outros dois novos focos a noroeste da APA. "Todas as equipes empenhadas continuam trabalhando na extinção dos focos e no rescaldo com apoio dos brigadistas do ICMBio” detalhou. Os bombeiros reforçaram na nota, que não há incêndios florestais no interior do Parque Nacional. 

A secretária municipal de Turismo de Alto Paraíso de Goiás, Luciana Amado, lamentou o incêndio florestal e fez um alerta. “Por isso orientamos aos turistas que visitem nossos atrativos com guias e condutores locais, eles enriquecem a experiência do turista com segurança, são guardiões do cerrado, protegem cada canto da nossa região”, diz a chefe da pasta.


Aguarde mais informações

 

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Vale da Lua na Chapada dos Veadeiros entre Alto Paraíso de Goias e São Jorge.
    Vale da Lua na Chapada dos Veadeiros entre Alto Paraíso de Goias e São Jorge. Foto: Renato Alves/CB/D.A Press
  • Vale da Lua, na Chapada dos Veadeiros. Especulação imobiliária aumentou na região diante do crescimento do turismo
    Vale da Lua, na Chapada dos Veadeiros. Especulação imobiliária aumentou na região diante do crescimento do turismo Foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press
  • Vale da Lua, na Chapada dos Veadeiros, é um dos locais mais visitados por viajantes e moradores da região
    Vale da Lua, na Chapada dos Veadeiros, é um dos locais mais visitados por viajantes e moradores da região Foto: Breno Fortes/CB/D.A Press
  • Incêndio no Vale da Lua na Chapada dos Veadeiros entre Alto Paraíso de Goias e São Jorge.
    Incêndio no Vale da Lua na Chapada dos Veadeiros entre Alto Paraíso de Goias e São Jorge. Foto: Marcelo Amaral
  • Incêndio no Vale da Lua na Chapada dos Veadeiros entre Alto Paraíso de Goias e São Jorge.
    Incêndio no Vale da Lua na Chapada dos Veadeiros entre Alto Paraíso de Goias e São Jorge. Foto: Marcelo Amaral
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação