Cidadania

Brasília se volta para a acessibilidade

Governador Ibaneis Rocha anunciou reforma de calçadas e lançou programas que beneficiarão pessoas com deficiência, como transporte em vans adaptadas

» Ana Maria Pol
postado em 21/09/2021 22:55
 (crédito: Renato Alves / Agência Brasília)
(crédito: Renato Alves / Agência Brasília)

Em um dia marcado para reforçar a luta das pessoas com deficiência, o governador Ibaneis Rocha (MDB) anunciou a reforma das calçadas do Distrito Federal para atender a população de 139.708 pessoas com algum tipo de deficiência. Os dados são do último levantamento da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan). O anúncio foi feito na manhã de ontem, durante os lançamentos do DF Acessível — programa com 25 vans adaptadas adquiridas pela Sociedade de Transporte Coletivos de Brasília (TCB) —, e do Conecta +, que vai beneficiar mais de 20 mil deficientes físicos de baixa renda com internet 4G.

Os critérios de participação no programa de inclusão digital serão divulgados, posteriormente, no site www.sepd.df.gov.br. O DF Acessível vai transportar os usuários da porta de casa ao destino escolhido, com a volta garantida, e os motoristas serão treinados pelo Serviço Social de Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem (Sest/Senat). Com rampas de acesso para cadeirantes, os veículos contarão com ar condicionado, dois boxes para cadeirantes e cinco assentos. O objetivo é atender até 250 pessoas por dia, com previsão de início das atividades para o próximo mês.

Para participar, é necessário apresentar documentação médica e se cadastrar na sala da TCB e da Secretaria da Pessoa com Deficiência, na Estação 112 Sul do Metrô. Depois da análise dos papéis, os atendimentos serão prestados, inclusive, aos fins de semana. A princípio, o atendimento do DF Acessível será exclusivo para as pessoas com deficiência motora severa, mas a ideia é estender o programa a toda a população com deficiência do DF. Os itinerários das 25 vans adaptadas serão estabelecidos por meio de software e do Sistema de Posicionamento Global (GPS). Futuramente, um aplicativo de acompanhamento do trajeto dos veículos será disponibilizado.

Moradia

O anúncio de revitalização das calçadas do DF ocorreu em comemoração ao Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado ontem. “Agora, iniciamos um projeto que vai revitalizar as cidades, a exemplo do que está acontecendo no Plano Piloto, da W3 Sul, em que todas as calçadas são acessíveis, com piso tátil. Nós estamos fazendo não só aqui. Iniciamos a obra da Avenida Hélio Prates, que, agora, vai ter toda a acessibilidade, e estamos trabalhando junto à Novacap (Companhia Urbanizadora da Nova Capital) para ter todas as novas calçadas do DF com acessibilidade para as pessoas com deficiência”, afirmou o chefe do Executivo local.

Outro projeto que está em andamento, segundo Ibaneis, é o subprograma Melhorias Habitacionais, da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do DF (Codhab-DF), que vai reformar as residências das pessoas com deficiência para, assim, oferecer qualidade de vida na moradia. “Muitas vezes, a casa é pequena, não tem acessibilidade, banheiro que seja digno de utilização da pessoa com deficiência, e a Codhab vai realizar essa obra”, destacou o chefe do Executivo local.

Ibaneis reforçou a expectativa de expandir os programas voltados a esse público. “É uma vitória que será ampliada para que todos tenham o direito de se locomover no DF”, ressaltou. O governador reiterou a importância do dia de luta da pessoa com deficiência. “Quero deixar claro o meu compromisso com uma vida melhor para cada um de vocês. E parabéns para vocês, que é um dia de luta, não de comemoração. Mas existe um governo determinado em melhorar a vida de cada um de vocês. Que esses serviços consigam dar benefício, alegria, para cada pessoa que fizer uso”, finalizou.

Colaborou Ana Isabel Mansur

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação