COVID-19

Adolescentes de 12 anos serão vacinados na terça

 CIBELE MOREIRA
 SAMARA SCHWINGEL
Ana Maria Pol
postado em 23/09/2021 22:12
 (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

O governador Ibaneis Rocha (MDB) anunciou, ontem, o início da vacinação para adolescentes com 12 anos na próxima terça-feira. A ampliação do grupo apto para receber a primeira dose será possível com a chegada, prevista para hoje, de mais 28.080 doses da Pfizer. O chefe do Executivo local também afirmou que pretende estender a aplicação da terceira dose das vacinas contra a covid-19 para pessoas de outras idades. Com a nova remessa, o DF terá condições de vacinar todo o público que pode a receber os imunizantes. “Ao iniciar esta vacinação, o DF atingirá a meta de disponibilizar a primeira dose a toda população acima de 12 anos”, destacou Ibaneis, em sua conta do Twitter.

Atualmente, estão sendo vacinadas a população com 13 anos ou mais, além da aplicação da segunda dose (D2) e das vacinas de reforço para quem tem 85 anos ou mais, idosos institucionalizados e imunossuprimidos graves — após 28 dias da D2.Até o momento, 2.165.685 pessoas foram vacinadas com, ao menos, uma dose do imunizante; 1.090.559 com duas; 57.116 com a dose única e 1.773 com o reforço da vacina. Ontem, a Secretaria de Saúde registrou 7.060 aplicações de D1, 26.043 de D2, 32 de DU e 783 de D3. Da população total de 3.052.546, cerca de 70,95 % receberam uma dose e 37,6% estão com o ciclo vacinal completo.

Acompanhado pela filha, a dona de casa Neide de Medeiros, 52, o aposentado Raimundo Martins de Medeiros, 85, tirou a manhã para tomar a dose de reforço da vacina. Após receber as duas doses da CoronaVac, Raimundo recebeu a terceira vacina da Pfizer, e a filha comemorou o momento. “Dá uma certa tranquilidade saber que ele será ainda mais imunizado”, diz. Neide explica que o pai tem frequentado apenas a casa dos filhos, agora que a maioria está vacinada. “Só não vacinou o bebe de dois anos. E mesmo assim, tomamos cuidado. É preciso que todo mundo continue mais consciente. Ainda temos que ter cuidado, principalmente agora, que estamos sentindo que as coisas estão melhorando”, complementa Neide.

Para garantir que toda a população tenha tido acesso à vacina contra a covid-19, a Secretaria de Saúde fará uma busca ativa por aqueles que não se imunizaram. O subsecretário de Vigilância à Saúde, Divino Valero, explicou que a medida só será implementada após o fim da vacinação dos grupos atuais. “Depois dos adolescentes e da terceira dose de idosos”, declarou.

Passaporte
A implementação de um possível passaporte de vacinação no Distrito Federal gerou divergências entre representantes do governo local ontem. Em coletiva de imprensa, na sede da Secretaria de Saúde, o subsecretário de Vigilância à Saúde, Divino Valero, pontuou que a pasta tem avaliado adotar a medida na capital. O documento seria necessário para comprovar que o ciclo vacinal está completo. No entanto, poucos minutos depois, o governador Ibaneis Rocha (MDB) comentou ao Correio que é contrário à criação desse tipo de medida. No DF, a cobrança da vacinação está sendo feita em situações específicas, como shows, festivais e jogos esportivos.

Mortes
Desde o início da pandemia do novo coronavírus, 10.342 pessoas morreram por complicações da doença no Distrito Federal. Desse quantitativo, 19 mortes foram notificadas ontem, sendo um ocorrido em residência. O número de óbitos é o maior desde 3 de setembro, quando a Secretaria de Saúde registrou 20 vítimas.

A média móvel de mortes ficou em 11,71, o que representa uma queda de 12,7% em comparação há 14 dias. Entretanto, a mediana de casos ficou em 878,71, alta de 13% no mesmo período de comparação. Por outro lado, a taxa de transmissão da covid-19 diminuiu de 0,93, contabilizado na quarta-feira, para 0,91 ontem. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que se o número foi menor do que 1, a pandemia tende a acabar. Se ficar acima da média, a crise avança. Em relação a novos casos, o DF teve 977 registros de infectados em 24h. Ao todo, 489.118 pessoas foram contaminadas, sendo que 469.448 conseguiram se recuperar.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação