Fernanda recita Clarice em evento sobre neuroreabilitação

Correio Braziliense
postado em 27/09/2021 06:00
 (crédito: Luis Nova/Esp. CB/D.A Press)
(crédito: Luis Nova/Esp. CB/D.A Press)

A atriz Fernanda Montenegro, membro do Conselho da Rede Sarah, exibirá seu incomparável talento em um evento científico internacional. A primeira-dama do teatro fará um recital com textos de Clarice Lispector, por ocasião do 25º aniversário da Federação Mundial para Neuroreabilitação — WFNR, na sigla em inglês. O WFNR Regional da América Latina organizou uma conferência virtual, que ocorrerá em 28 e 29 de outubro, com palestrantes de todos os continentes para discutir o desenvolvimento recentes no campo da neuroreabilitação. “Em 2008, o Sarah sediou o 5° Congresso Mundial do WFNR com o mesmo propósito”, explica a neurocientista Lucia Willadino Braga, presidente da Rede Sarah e vice-presidente da WFNR da América Latina. “Decidimos comemorar este marco importante com os nossos colegas ao redor do mundo”, acrescenta.

Segundo Lucia Braga, há um crescimento exponencial do conhecimento e dos avanços tecnológicos em diagnósticos, pesquisas, tratamento e bioengenharia. A neuroreabilitação tem se fortalecido graças ao compartilhamento constante de informações entre profissionais de diferentes áreas. “Todos estão focados, em última instância, na melhoria da qualidade de vida do paciente, restaurando a função e maximizando o potencial do paciente para viver o melhor possível”, conta a cientista da Rede Sarah.

Lucia Braga afirma que o diálogo contínuo entre profissionais e pesquisadores, baseado na experiência e perícia científica, tem permitido a criação e o aprimoramento de diretrizes para melhores práticas e verificação de evidências científicas por meio de ensaios clínicos e estudos multicêntricos. “O WFNR abriu caminhos não apenas para facilitar esse trabalho — mas também para a troca frutífera de informações e experiências”, esclarece. As apresentações durante a conferência ocorrerão com tradução simultânea do inglês para o português.

 

Tributo à ciência I
A pandemia nos ensina que ciência é vida. Dito isso, voltemos nossos olhares para o 27º Congresso de Iniciação Científica da UnB e o 18º Congresso de Iniciação Científica do DF, que começam amanhã e integram a programação da 21ª Semana Universitária da UnB. São 2.583 trabalhos inscritos, de autoria de 2.650 alunos, de sete instituições de ensino superior do DF e uma de Goiás.

 

Tributo à ciência II
E para evitar o velho jeitinho brasileiro, a Associação dos Peritos Criminais Federais propôs à Câmara dos Deputados mudanças no projeto de reforma do Código de Processo Penal, que está em tramitação. “Da forma como está, o texto pode colocar a convicção de uma autoridade acima dos métodos científicos de esclarecimento de crimes. Queremos evitar esse erro”, diz o presidente da APCF, Marcos Camargo.

 

Alerta permanente
O advogado Beto Simonetti, secretário-geral do Conselho Federal da OAB, comemorou a prisão dos policiais militares que agrediram um advogado a socos e chutes em Goiânia. Mas lamentou não ser um caso isolado. “Assim como neste episódio, a OAB continuará cobrando essa punição rigorosa em todas as ocorrências semelhantes. O Estado brasileiro tem que abandonar o hábito de violar a defesa do cidadão e as prerrogativas do advogado”, diz Simonetti, representante da OAB no caso goiano.

 

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE