Meio ambiente

Vídeo: Incêndio atinge Vale da Lua e turistas são retirados às pressas

Cerca de 50 homens, entre bombeiros militares, integrantes da brigada de São Jorge e do ICMbio tentam apagar o fogo

O Vale da Lua, um dos principais atrativos do povoado de São Jorge, na Chapada dos Veadeiros, está em chamas neste domingo (12/9). Ao menos 50 pessoas, entre bombeiros militares, integrantes da brigada de São Jorge e servidores do ICMbio, tentam controlar as chamas. O local, amplamente frequentado por turistas, teve que ser evacuado. 

Um guia turístico, que pediu para ter o nome preservado, contou que não houve vítimas. "Até onde eu sei, (o incêndio) só está queimando a mata mesmo. A área de recepção está inteira, aparentemente", disse o rapaz.

Em nota, o Corpo de Bombeiros de Goiás informou que as chamas consomem a vegetação da APA Pouso Alto, zona de amortecimento e externa ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, um santuário da vida silvestre. “Continuamos com intensa atuação no combate aos focos localizados mais ao sul e ao norte da APA Pouso Alto que, após o combate inicial, já foram reduzidos", detalhou.

De acordo com a corporação, por volta das 14h foram localizados outros dois novos focos a noroeste da APA. "Todas as equipes empenhadas continuam trabalhando na extinção dos focos e no rescaldo com apoio dos brigadistas do ICMBio” detalhou. Os bombeiros reforçaram na nota, que não há incêndios florestais no interior do Parque Nacional. 

A secretária municipal de Turismo de Alto Paraíso de Goiás, Luciana Amado, lamentou o incêndio florestal e fez um alerta. “Por isso orientamos aos turistas que visitem nossos atrativos com guias e condutores locais, eles enriquecem a experiência do turista com segurança, são guardiões do cerrado, protegem cada canto da nossa região”, diz a chefe da pasta.


Aguarde mais informações

 

 

 

Renato Alves/CB/D.A Press - Vale da Lua na Chapada dos Veadeiros entre Alto Paraíso de Goias e São Jorge.
Marcelo Ferreira/CB/D.A Press - Vale da Lua, na Chapada dos Veadeiros. Especulação imobiliária aumentou na região diante do crescimento do turismo
Breno Fortes/CB/D.A Press - Vale da Lua, na Chapada dos Veadeiros, é um dos locais mais visitados por viajantes e moradores da região
Marcelo Amaral - Incêndio no Vale da Lua na Chapada dos Veadeiros entre Alto Paraíso de Goias e São Jorge.
Marcelo Amaral - Incêndio no Vale da Lua na Chapada dos Veadeiros entre Alto Paraíso de Goias e São Jorge.