Curso

Direitos e deveres na infância é tema de curso da Defensoria Pública

O tema da aula será focado no segundo e no terceiro tempo da cartilha sobre os direitos e deveres da vida. Na aula será discutido sobre atitudes que podem causar danos psicológicos

Correio Braziliense
postado em 05/10/2021 17:04 / atualizado em 05/10/2021 17:05
 (crédito: Defensoria Pública do DF)
(crédito: Defensoria Pública do DF)

A Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) irá realizar, nesta quinta-feira (7/10), a terceira aula do curso “Mais de Dez Anos de Educação em Direitos”. O tema da aula será sobre a infância e os seus direitos e conta com a orientação do Defensor Público e Coordenador da Assessoria Especial da DPDF, Danniel Vargas. A aula será transmitida pela plataforma Zoom, às 10h.

O direito de ser criança é apresentado no segundo e no terceiro tempo da cartilha Os Direitos e Deveres da Vida Humana, composto por estudos de caso, análises de mitos e verdades, além da indicação de obras literárias e audiovisuais.

As duas primeiras aulas abordaram a fase do nascimento e a terceira conta com o momento da infância. O segundo capítulo fala sobre os direitos e deveres de ser criança e o direito à educação, considerando todo o contexto que pode atingir esse grupo.

O material disciplinar aborda garantias legais e violência. A terceira aula irá orientar sobre o ato de bater para educar uma criança, buscando orientar que essa atitude pode prejudicar e influenciar uma postura mais agressiva e causar danos psicológicos profundos. O abandono familiar, alienação parental e negligência também serão discutidos na aula.

Sobre o curso

O curso, realizado pela DPDF e instituições parceiras, busca contemplar ações que simplifiquem o mundo jurídico, prezando pela acessibilidade e compreensão cidadã a partir de temas de educação em direitos como instrumentos de inserção social. As aulas tratam de direitos e deveres da infância, adolescência, juventude, vida adulta e idosos.

Os participantes que tiverem uma frequência mínima de 75% poderão emitir o certificado pela Escola de Assistência Jurídica (EASJUR). Para concluir a formação é preciso entregar a redação até o penúltimo encontro, obrigatório para formação.

*Com informações da Defensoria Pública do Distrito Federal

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação