ECONOMIA

DF teve a menor inflação do país

Após disparada do IPCA, recorde em 27 anos, índice registrado em Brasília foi o mais baixo das regiões analisadas

» SAMARA SCHWINGEL
postado em 09/10/2021 00:03
 (crédito: Ronaldo de Oliveira/CB/D.A Press - 19/1/15)
(crédito: Ronaldo de Oliveira/CB/D.A Press - 19/1/15)

A carestia sentida pelos consumidores no bolso ao visitar os supermercados se refletiu na inflação para o mês de setembro em Brasília. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu 0,42 ponto percentual em relação ao mesmo período do ano passado, registrando 0,79% no último mês. Apesar disso, o resultado foi o menor registrado no país, e a taxa acumulada no ano, a segunda mais baixa entre as regiões metropolitanas e municípios considerados (6,39%) — atrás apenas do Rio de Janeiro. Os dados constam em levantamento divulgado ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A alta dos preços em Brasília sofreu impactos, principalmente, nas despesas com habitação (1,85%), bem como alimentação e bebidas (1,14%). No primeiro grupo, energia elétrica e botijão de gás tiveram maior peso para a alta; no segundo, os itens mamão, tomate, banana-prata e açúcar cristal puxaram a inflação para cima. Já os alimentos que registraram as quedas mais expressivas em setembro foram alface, limão e alho. O documento destaca que as alterações no custo de alimentos provenientes da agricultura tem relação com a sazonalidade da produção e, consequentemente, das condições climáticas que impactam esse processo.

À exceção de educação, os nove grupos de produtos e serviços avaliados pelo IBGE tiveram elevação dos preços em Brasília, no mês passado. E uma das despesas que tem custado caro aos consumidores é o combustível. Os transportes acumulam a maior variação de janeiro a setembro (15,5%), puxada pelo subitem com maior peso na cesta de produtos consumidos pelas famílias: a gasolina. No entanto, em setembro, os artigos cujos preços mais subiram na parte de transportes foram as passagens aéreas, que registrou inflação de 40%.

Em live promovida ontem, técnicos da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) analisaram os resultados do IPCA de setembro. O pesquisador Renato Coitinho disse se tratar de uma “inflação mais generalizada”, mas com recuo considerável na comparação com agosto. “Ainda está muito acima do teto adotado (5,25%). A energia elétrica foi responsável pela maior alta no mês. A bandeira vermelha e a escassez hídrica devem se manter, mas (essa inflação) foi captada em setembro, então, não esperamos um grande aumento para outubro”, afirmou.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação